Gaudium news > Tradicional paróquia em Caxias do Sul (RS) celebra a devoção a Santa Catarina

Tradicional paróquia em Caxias do Sul (RS) celebra a devoção a Santa Catarina

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 11-11-2016, Gaudium Press) Inspirada pelo lema “Somos comunidade que vive a misericórdia e a paz”, a tradicional Paróquia Santa Catarina espera um extenso público de fiéis para celebrar a Festa de sua Padroeira.

Tradicional paróquia em Caxias do Sul (SC) celebra devoção a Santa Catarina.jpg

Na ocasião, a programação terá início nesta sexta-feira, 11 de novembro, quando a comunidade Santa Terezinha irá receber a visita da Imagem de Santa Catarina e da Imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

Desde julho de 2015, em alusão às comemorações pelos 300 anos do encontro da Virgem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, a Diocese de Caxias do Sul recebe a peregrinação de uma Imagem fac-símile que foi doada pelo Santuário Nacional.

A visita de Nossa Senhora Aparecida acontecerá nas onze comunidades que compõe a Paróquia sul-caxiense até 27 de novembro.

Na sexta-feira, 25, dia em que a Igreja recorda a memória de Santa Catarina de Alexandria, a Igreja matriz abrirá suas portas a partir das 9h.

A programação do dia dedicado a Santa contará com diversas cerimônias religiosas, a participação dos alunos da Escola Santa Catarina e a bênção da saúde, às 16h.

No mesmo dia, às 20h, haverá Missa no Salão Paroquial com a presença dos padroeiros e lideranças das comunidades. A celebração será presidida pelo Padre Elton Marcelo Aristides, que fez estágio nas comunidades da Paróquia ainda quando seminarista. Vale ressaltar que o religioso ainda será ordenado sacerdote em Bento Gonçalves, neste domingo, 13 de novembro.

Considerado o ponto mais alto das comemorações, o dia 27 de novembro terá uma programação especial. Às 10h, ocorre a Missa festiva, seguida de procissão motorizada e a pé e a bênção aos veículos. Já a carreata terá à frente a Banda Marcial da Escola Estadual Santa Catarina.

À noite, às 19h, será feita uma Santa Missa, a ser presidida por Dom Alessandro Ruffinoni. A celebração, aliás, dará início à visita pastoral do bispo à Paróquia de Santa Catarina.

O pároco, Padre Renato Ariotti, lembra que a festa de Santa Catarina, antigamente, envolvia a cidade toda. Por isso, ele convida os sul-caxienses a celebrarem a devoção à Virgem Santíssima e visitar a Imagem de Aparecida.

“Somos comunidade que vive a paz e a misericórdia, por isso celebremos com amor esse período especial da festa. Além disso, temos a graça de receber a Imagem Peregrina de Nossa Senhora. Ela sempre, como Santa Catarina, nos aponta para Jesus, o Caminho, Verdade e Vida”, disse o Padre Renato. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Caxias do Sul

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas