Gaudium news > Francisco: não olhar o excluído é “virar a face a Deus”, uma “esclerose espiritual”

Francisco: não olhar o excluído é “virar a face a Deus”, uma “esclerose espiritual”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-11-2016, Gaudium Press) O Jubileu das pessoas sem abrigo e em situação de pobreza e precariedade foi realizado neste domingo, 13 de novembro, na Basílica de São Pedro, com a presença do Papa Francisco. O Papa denunciou uma esclerose espiritual que se concentra no fato de se produzir e não no amar.

Homilia do Papa

No início de sua homilia, o Papa citou o profeta Malaquias: “…nascerá o sol de justiça, trazendo nos seus raios a salvação”.

Ele fez algumas interrogações partindo dessas palavras do profeta: onde procuro a minha segurança? No Senhor ou noutras seguranças que desgostam a Deus?
Para onde está direcionada a minha vida? Está dirigida ao Senhor da vida ou para coisas que passam e não saciam?

O Papa afirmou que “Questões semelhantes a estas aparecem na passagem evangélica deste domingo”:
“Jesus encontra-se em Jerusalém, para a última e mais importante página da sua vida terrena: sua morte e ressurreição. As pessoas falavam das belezas exteriores do templo, quando Jesus lhes disse ‘Dias virão em que, de tudo o que estais a ver, não ficará pedra sobre pedra: tudo será destruído’.”

E o Papa continuou: “Perante estas afirmações de Jesus, as pessoas colocaram perguntas ao Mestre”: ‘Quando acontecerão estas coisas e qual será o sinal?’
“Somos sempre levados pela curiosidade, uma curiosidade da qual é do agrado de Jesus”, pois quem o segue “não dá ouvidos aos profetas da desventura, à vaidade dos horóscopos”, assim como, aos “pregadores apocalípticos”, afirmou o Pontífice.

De acordo com as palavras do Papa Francisco, Jesus convida-nos a não termos medo diante das dificuldades e das mudanças de cada época, nem sequer perante “as provas mais graves e injustas que acontecem aos seus discípulos”.

O Pedido de Jesus e para “perseverar no bem e de pôr plena confiança em Deus” porque “há duas riquezas que não desaparecem nunca” e que têm verdadeiro “valor na vida”: “o Senhor e o próximo”.

Esclerose espiritual

O Papa disse em sua homilia:

“A pessoa humana, colocada por Deus no cume do criado, é muitas vezes descartada, porque são preferidas as coisas que passam. E isto é inaceitável, porque o homem é o bem mais precioso aos olhos de Deus. E é grave que se habituem a este descarte”.

Neste Jubileu dos excluídos, das pessoas sem-abrigo e em situação de precariedade, que se comemorava, Francisco afirmou que não olhar o excluído é “virar a face a Deus”, uma “esclerose espiritual”:

“É um sintoma de esclerose espiritual quando o interesse se concentra nas coisas a produzir, e não nas pessoas a amar. Assim, nasce a trágica contradição dos nossos tempos: quanto mais aumentam o progresso e as possibilidades, o que é um bem, tanto mais são aqueles que não lhe podem aceder.”

Portas da Misericórdia

Por último, o Papa Francisco lembrou aos presentes que estava, sendo fechadas as Portas da Misericórdia, nas Catedrais e nos Santuários de todo o mundo.

Então,ele fez um novo pedido: para não fecharmos “os olhos perante Deus que nos olha e perante o próximo que nos interpela”, o “irmão excluído” para quem deve ser direcionada a nossa atenção deixando para trás “interesses”, “privilégios” e “poder”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas