Gaudium news > Bélgica: estudantes optam por aulas de religião

Bélgica: estudantes optam por aulas de religião

Bruxelas – Bélgica (Segunda-feira, 14-11-2016, Gaudium Press) De acordo com matéria do jornal L’Osservatore Romano, a nova disciplina “Educação à filosofia e à cidadania” não registrou na Bélgica um elevado número de participantes entre as crianças das escolas primárias.

A matéria foi incluída ao currículo escolar desde o último dia 1° de outubro e substitui, para quem o desejar, a segunda hora de ensinamento religioso, prevista por uma lei de 1958 que disciplina a matéria.

A partir deste ano escolar os pais poderiam escolher se os próprios filhos devem frequentar a clássica segunda hora chamada de “aula de religião”, mas que, na verdade é uma aula de história das religiões, ou se a substituirão pelo novo ensino proposto pelo Ministério da Educação.

O novo curso de filosofia à cidadania recebeu uma forte campanha promocional por parte de associações laicas do país.
As comunidades religiosas alarmaram-se, protestaram e exortam os pais a não negligenciar o ensinamento religioso.

O apelo parece ter dado resultado: somente 8% dos estudantes belgas pediram para participar das novas lições a serem dadas nas aulas de “Educação à filosofia e à cidadania”.

Segundo Dom Guy Harpigny, Bispo de Tournai e responsável pelos cursos de religião católica, a hora de religião ajuda “a desenvolver de maneira essencial perguntas de sentido, a partir das diversas tradições religiosas; contribui a desconstruir os discursos radicais; acompanha os estudantes a abrirem-se à dimensão espiritual da existência e a trabalharem ativamente para o encontro do outro”, informa o “L’Osservatore Romano”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas