Gaudium news > Suportar com paciência as fraquezas do próximo, obra de misericórdia pouco lembrada, diz Papa em Audiência

Suportar com paciência as fraquezas do próximo, obra de misericórdia pouco lembrada, diz Papa em Audiência

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 16-11-2016, Gaudium Press) A Audiência Geral desta quarta-feira, 16, foi realizada na Praça São Pedro, no Vaticano.

Por volta de 25 mil peregrinos estavam presentes na Praça e ouviram a catequese do Papa Francisco desenvolvida em torno do tema das obras de misericórdia.

Desta vez, ele tratou de uma das obras de misericórdia pouco vezes colocada em prática, mas que é conhecida por todos: suportar com paciência as fraquezas do próximo.

Disse o Santo Padre: “Com grande facilidade, sabemos reconhecer a presença de pessoas que podem nos incomodar. Logo pensamos: por quanto tempo deverei ouvir as lamentações, as maledicências, os pedidos ou os triunfos desta pessoa”?

Depois de questionar os fiéis, o Papa que estas pessoas, na maioria das vezes, são próximas a nós: parentes, colegas de trabalho, amigos.

Pacientes e misericordiosos

O Pontífice lembrou que, na Bíblia, Deus nos ensina a ser pacientes e misericordiosos, como Ele mesmo o foi com o povo hebreu durante o Êxodo, quando sempre estavam lamentando e reclamando.

E lembrou também os Apóstolos tentados pelo poder e pela inveja, e que então Jesus procurava, com muita paciência, fazer-lhes ver e entender aquilo que era o essencial na missão que eles tinham recebido.

Fazemos Exame de consciência?

Falar dos defeitos dos outros dos outros é fácil, vemos com mais facilidade que os nossos…

E o Papa perguntou: nós fazemos um exame de consciência para ver se somos nós que importunamos?

Para Francisco, neste sentido, são importantes outras duas obras de misericórdia: ensinar os ignorantes e corrigir os que erram:

“Penso por exemplo nos catequistas -entre os quais as muitas mães e religiosas- que dedicam tempo para ensinar às crianças os elementos basilares da fé.
Quanto esforço, sobretudo quando os jovens preferiram brincar ao invés de ouvir o catecismo! “

O Papa ainda enfatizou que acompanhar na busca do essencial é belo e importante porque nos faz compartilhar a alegria de saborear o sentido da vida.

Diante de pessoas que buscam satisfações imediatas e efêmeras, é muito importante saber dar conselho, admoestar e ensinar.

Ver o cisco no olho do irmão…

Ensinar a descobrir o que o Senhor quer de nós e como podemos corresponder esse desejo significa colocar-se a caminho para crescer na própria vocação e evitar de cair na inveja, na ambição e na adulação.

E estas são tentações que estão sempre nos rondando. E nós cristãos temos estas tentações com frequência…
Mas o Santo Padre ainda advertiu os fiéis que o ouviam: fiquem atentos, pois, aconselhar, admoestar e ensinar não nos devem fazer sentir superiores aos outros, mas nos obriga a olhar para nós mesmos para verificar se somos coerentes com aquilo que pedimos aos outros.

Para concluir, Francisco admoestou:

“Não nos esqueçamos das palavras de Jesus: ‘Por que olha para o cisco no olho do irmão, ignorando a trave que está no seu? Que o Espírito Santo nos ajude a ser pacientes em suportar e humildes e simples ao aconselhar”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas