Gaudium news > Cardeal DiNardo é eleito como novo presidente da Conferência de Bispos Católicos dos EUA

Cardeal DiNardo é eleito como novo presidente da Conferência de Bispos Católicos dos EUA

Baltimore – Estados Unidos (Quarta-feira, 16-11-2016, Gaudium Press) A Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) escolheu o seu novo presidente e vice-presidente, Cardeal Daniel DiNardo e o Arcebispo José H. Gómez, respectivamente. A escolha ocorreu na última terça-feira, 15, no marco da Assembleia Plenária de Outono que tem lugar na cidade de Baltimore desde a segunda-feira, 14. Os trabalhos serão encerrados nesta quarta-feira, 16 de novembro.

Cardeal DiNardo é eleito como novo presidente da Conferência de Bispos Católicos dos EUA.jpg

O Cardeal DiNardo, Arcebispo Metropolitano de Galveston-Houston, entrará para substituir a Dom Joseph E. Kurtz, Arcebispo de Louisville, que foi eleito presidente da USCCB em novembro de 2013, ano no qual DiNardo também foi escolhido vice-presidente do organismo eclesial. Este cargo é hoje assumido pelo Arcebispo de Los Angeles Dom Gómez, que é de origem mexicana.

Além da escolha da nova diretoria -entre as quais se encontram também os presidentes de cinco comitês do organismo eclesial-, os prelados norte-americanos discutiram e votaram sobre o novo plano estratégico que orientará o trabalho do Episcopado para o período 2017-2020, intitulado “O encontro com a misericórdia de Cristo e acompanhando ao seu povo com alegria”.

O plano conta com cinco prioridades: a Evangelização, animando o discipulado missionário; a família e o matrimônio, promovendo às famílias sãs e inspirando aos católicos a abraçar o sacramento do matrimônio; a vida e a dignidade humana, defendendo a sacralidade da vida humana a partir da concepção até a morte natural, com especial preocupação pelos mais vulneráveis; as vocações e a formação permanente; e a liberdade religiosa.

Maior trabalho com a juventude

O primeiro dia da Assembleia contou com a intervenção de Dom Christophe Pierre, novo Núncio Apostólico dos Estados Unidos, que convocou os prelados a prestar maior atenção aos jovens católicos para aprender deles e ajudar-lhes a aprofundar na Fé.

Cardeal DiNardo é eleito como novo presidente da Conferência de Bispos Católicos dos EUA.jpg

“Muitos jovens não são alérgicos às verdades da Fé ou da Igreja, simplesmente não sabem nada ou conhecem muito pouco sobre a Fé”, comentou alentando aos Bispos a trabalhar nesta matéria em vista da 15ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos convocada pelo Papa Francisco para 2018, que terá por tema “Os jovens, a Fé e o discernimento vocacional”.

“Sabemos que os jovens são críticos para a vida da Igreja”, acrescentou o representante do Papa nos Estados Unidos, assinalando que eles muitas vezes se encontram na “periferia da Igreja e da sociedade. Temos que ir a eles”.

Encontro em São Pedro Claver

Ao iniciar o encontro, os Bispos dos Estados Unidos também participaram de uma celebração Eucarística na igreja de São Pedro Claver em Baltimore, que desde 1888 congrega a comunidade afro-americana católica da cidade.

Cardeal DiNardo é eleito como novo presidente da Conferência de Bispos Católicos dos EUA.jpg

“Estou agradecido de poder unir-me aos meus irmãos Bispos nesta ocasião, e concelebrar a Missa em uma igreja tão significativa para a história de Baltimore. Juntos oferecemos nossa solidariedade e apoio à comunidade afro-americana e trabalhamos em unidade até soluções pacíficas nas comunidades de todo o país”, disse o Arcebispo Joseph E. Kurtz dias antes da visita dos Bispos norte-americanos ao templo de Baltimore. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas