Gaudium news > Primeira pintora de ícones de Hong Kong explica a arte sacra como forma de oração

Primeira pintora de ícones de Hong Kong explica a arte sacra como forma de oração

Hong Kong – China (Quinta-feira, 17-11-2016, Gaudium Press) Cindy Ng é a primeira pintora da Diocese de Hong Kong, China, a dedicar-se à arte sacra dos ícones, característico da tradição oriental da Igreja. Sua dedicação a esta disciplina é uma recordação de que esta atividade artística não é exclusiva dos varões, mas o que se requer é ter Fé e seguir as normas de uma valiosa tradição. “Não é que sejamos antiquados”, explicou a artista à UCANews. “O propósito é perseguir a Verdade, o Amor e a Bondade de Deus. É uma forma de transmitir nossa Fé”.

Primeira pintora de ícones de Hong Kong explica a arte sacra como forma de oração.jpg

Os ícones não são simplesmente pinturas segundo a tradição oriental, mas manifestações de Deus semelhantes comparáveis à veneração das relíquias na cultura cristã ocidental. Sua criação se reservou a religiosos ou pessoas com grande devoção, e se acompanha a composição da obra com a prática da oração, o jejum ou outras formas de penitência. A obra não representa detalhes realistas, que corresponderiam à ideia da natureza, mas a ideia de Deus, pela qual se emprega uma perspectiva frontal e se seguem simbolismos estabelecidos.

Cindy Ng e a religiosa beneditina Irmã Esther Pollak editaram um livro para ensinar as crianças a meditar sobre os mistérios cristãos com ajuda dos ícones. O texto leva por título ‘Meditations with Icons: For Children and the Young at Heart” (Meditações com Ícones: Para crianças e jovens de coração). A religiosa pertence tanto a comunidade Beneditina como a Paróquia Greco Católica Melquita e é cofundadora da Associação Britânica de Iconógrafos.

“As pessoas de Hong Kong vivem vidas estressantes sem muita oportunidade de silêncio. A meditação dos ícones é algo que pode ajudar a alguém a acalmar-se rapidamente contemplando a Deus”, explicou a artista. “Creio que é particularmente adequado para os jovens que gostam da imaginação e pela busca espiritual em sua idade”. Cindy Ng ensina gratuitamente a técnica da pintura de ícones porque o recebeu gratuitamente de outros artistas e recomendou aos interessados recordar que esta arte sacra não é para quem busca fama para si mesmo. “Não há estilo pessoal na pintura de ícones. Sem importar o desenho, as cores, os gestos ou os símbolos da Fé, há normas muito altas e muito estritas para que as pessoas possam sentir a bondade de Deus através da pintura”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas