Gaudium news > Bispos espanhóis celebram a 108º Assembleia Plenária da Conferência Episcopal

Bispos espanhóis celebram a 108º Assembleia Plenária da Conferência Episcopal

Madri – Espanha (Terça-feira, 22-11-2016, Gaudium Press) Desde esta última segunda-feira, 21, até esta sexta-feira, 25, terá lugar em Madri, na Espanha, a 108ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), na qual os bispos do país europeu comemoram o 50ª aniversário do organismo eclesial.

Bispos espanhóis celebram a 108º Assembleia Plenária da Conferência Episcopal.jpg

A abertura da reunião, que ocorreu nesta segunda-feira, às 11h (horário local), contou com a presença do Cardeal Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da CEE, que havia convocado todos à esperança, conforme descrito no título de seu discurso.

Depois de saudar os prelados espanhóis e bispos de outras conferências episcopais que acompanhavam a reunião desta semana, o purpurado referiu-se às cinco décadas de caminhada do organismo eclesial, além do significado que tem para a Igreja espanhola o Ano Santo da Misericórdia, encerrado no último dia 20 de novembro.

“Como bispos da Conferência Episcopal Espanhola, oferecemos a sociedade, com o devido respeito para os nossos cidadãos e com atitude democrática adequada, a nossa convicção mais profunda. A regeneração moral, a concordância entre as pessoas, o trabalho conjunto dos grupos sociais, a renovação diária da esperança tem em Deus o caminho mais eficaz. Não bastam as primaveras de uma sociedade moderna para viver eticamente caso não obedecermos à consciência moral bem formada”, disse o Cardeal.

Em seguida, afirmou que é necessário “sempre enfatizar a dignidade da pessoa, que é o centro e sentido das instituições”, e mais especificamente, “o respeito à vida das pessoas ao longo da sua existência e em todas as circunstâncias, a educação na verdade e na família de liberdade (…) no campo primordial humanização”. Sem família e sem trabalho, prosseguiu, “é difícil olhar para o futuro com serenidade”.

“Recordemos nesses anos de crise mais aguda que a família é um recurso básico. A saúde da sociedade depende, em grande medida, da saúde da família”, acrescentou o presidente da CEE.

Ao concluir seu discurso, o Cardeal Blázquez repetiu as palavras que dirigiu ao Papa Francisco durante a visita “Ad Limina” dos bispos espanhóis ocorrida em 3 de março de 2014:

“Seguir adiante com esperança. Coloquemo-nos à frente da renovação espiritual e missionaria de nossas igrejas particulares como irmãos e pastores de nossos fiéis (…)”.

Por fim, Dom Ricardo Blázquez pediu aos fiéis que o acompanhassem em oração para este propósito. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Conferência Episcopal Espanhola e Religión en Libertad

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas