Gaudium news > Falece bispo chinês que passou 15 anos em prisão por conta de sua fidelidade a Igreja

Falece bispo chinês que passou 15 anos em prisão por conta de sua fidelidade a Igreja

Yan’an – China (Quinta-feira, 24-11-2016, Gaudium Press) Dom Francesco Tong Hui, bispo emérito de Yan’an, na China, morreu no último dia 27 de outubro, no hospital de Tangdu. Seu corpo foi levado para o templo de Maotuan em 3 de novembro, onde os fiéis chineses prestaram suas últimas homenagens ao prelado.

Falece bispo chinês que passou 15 anos em prisão por conta de sua fidelidade a Igreja.jpg

O religioso ficou 15 anos aprisionado por causa de sua Fé e é sempre recordado pelos católicos do país asiático como “um pastor atento e solícito”, segundo informa a agência Fides.

O bispo morreu devido a uma infecção pulmonar. Além disso, tinha sofrido sérios problemas de saúde, pelos quais a Santa Sé aceitou sua renúncia ao ministério episcopal em 2010, após 11 anos de serviços prestados como chefe da Diocese de Yan’an, sendo substituído por seu bispo coadjutor, Dom Giovanni Battista Yang Xiaoting.

Dom Tong Hui nasceu em Lintong, na China, em 15 de agosto de 1933. Em 1956, foi ordenado sacerdote na conclusão da sua formação no Seminário de Santa Teresa de Xi’an e serviu como pároco em Lintong até 1965, quando foi colocado na prisão em meio a perseguição religiosa da “revolução cultural” pelas autoridades comunistas. O padre permaneceu recluso até 1980, quando foi libertado e nomeado pároco de Guojiahao, na diocese de Xi’an.

Em 1993, foi nomeado Vigário Geral da Diocese de Yan’na. Em 1994, tornou-se Bispo Coadjutor da mesma diocese e em 1999, bispo diocesano.

Durante seus 11 anos no cargo, Dom Tong Hui administrou um território de mais de 80 mil quilômetros quadrados no qual vivem atualmente cerca de 65 mil fiéis em 20 paróquias, que são servidas por 33 sacerdotes diocesanos. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Fides

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas