Gaudium news > Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal

Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal

Redação (Sexta-feira, 25-11-2016, Gaudium Press) Dentro de poucos dias, em 27 de novembro próximo, terá início o Advento, tempo preparatório para o Natal. Como um prelúdio para o grande acontecimento do nascimento do Filho de Deus, a Gaudium Press preparou uma viagem por algumas das basílicas e santuários no mundo e que estão ligados à infância de Jesus, o que nos ajudará a viver este tempo litúrgico.

Basílica da Natividade, em Belém (Palestina)

Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal.png

É o santuário mais importante dedicado ao Menino Jesus. Foi construído sobre a gruta onde, segundo a tradição, nasceu o Filho de Deus e da Virgem Maria. Sobre este lugar, além dos Evangelhos, existe o testemunho de Mártir Justino:

“É o momento do nascimento do Menino em Belém. Como não tinha para onde ir naquela aldeia, José parou em uma gruta e por lá, Maria deu à luz a Cristo e deitou-o numa manjedoura, onde os Magos viriam encontrá-lo”.

Foi o imperador romano Constantino, junto a sua mãe, Santa Elena, quem deu maior impulso ao santo lugar, concedendo ao espaço e a seus arredores magnificas construções.

E não era para mais, porque, como a própria oração diz, foi neste lugar santo “onde se manifestou a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor para com os homens”.

Basílica de Santa Maria a Maior de Roma (Itália)

Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal (2).png

Esta é uma das quatro basílicas papais da Cidade Eterna, sendo a única dedicada a Virgem Maria. De acordo com a tradição, foi a própria Mãe de Deus que inspirou sua construção através de um sonho do Papa Libério.

Em seu interior guarda um precioso tesouro de incalculável valor espiritual: o Sagrado Berço do Menino Jesus. Um bonito relicário banhado em ouro que contém peças de madeira que, de acordo com estudiosos, pertenceram ao berço onde Nossa Senhora colocou o pequeno Jesus recém-nascido.

Numerosos fiéis, após peregrinarem pela Terra Santa e regressarem a Roma, trazem como oferta de agradecimento fragmentos de madeira do Sagrado Berço do Menino Jesus.

O berço-relicário se encontra no altar central, frente à estátua da Confissão de Pio IX. Por solicitude do Papa Sisto III, foi construído a “Gruta da Natividade”, idêntica à de Belém, para assim recriar o grande acontecimento do nascimento do Filho de Deus.

Santuário do Milagroso Menino Jesus de Praga (República Tcheca)

Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal (3).jpg

No bairro de Malá Strana – que traduzido ao português significa Cidade Pequena -, e aos pés do Castelo de Praga, na rua Karmelitská, se encontra a Igreja de Santa Maria da Vitória, que conserva em seu interior um belo tesouro: a milagrosa Imagem do Menino Jesus de Praga.

Elaborada em cera por um artista desconhecido e com 45 centímetros de altura, a Imagem é uma representação de Jesus em sua infância. O Menino, vestido como rei, possui um longo manto. Em sua mão esquerda, sustenta o universo, e com a direita, abençoa-o. Segundo uma lenda, crê-se que a Imagem pertenceu a Santa Teresa de Ávila, grande devota à infância de Jesus e promotora desta devoção entre o Carmelo.

Santuário do Divino Menino de 20 de Julho (Colômbia)

Conheça Basílicas e Santuários para visitar no Advento e no Natal (4).jpg

Esta é uma das maiores devoções à infância de Jesus já existentes no mundo, especialmente na América Latina. A pequena imagem, venerada no bairro 20 de Julho em Bogotá, é uma preciosa representação do humilde salvador. Com um olhar terno em seu rosto, o Menino está vestido de modo simples e se encontra descalço, com as mãos levantadas ao céu agradecendo a todas as súplicas dos fiéis devotos para levá-las a Deus Pai. Embaixo, é possível ler a frase: “Eu serei rei”.

A devoção chegou a Colômbia e permaneceu graças a um padre salesiano, o italiano Juan el Rizzo, a quem em 1935 foi confiada a missão de dirigir um oratório no bairro colombiano, que antigamente, era uma zona abandonada ao sul da capital.

Com o desejo de difundir a devoção ao Menino Jesus, o sacerdote recebeu uma Imagem e no local, edificou um santuário. Ao Pequeno, são atribuídos até hoje inúmeros milagres.

Por Sonia Trujillo

Traduzido por Leandro Massoni Ilhéu

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas