Gaudium news > Advento: tempo de disponibilidade para reencontrar o Senhor, diz Francisco, no Angelus

Advento: tempo de disponibilidade para reencontrar o Senhor, diz Francisco, no Angelus

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-11-2016, Gaudium Press) Neste primeiro domingo do Advento, que marca o início do novo Ano Litúrgico, o Papa Francisco pronunciou a tradicional alocução, durante a oração do Angelus, diante de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

O Santo Padre recordou que o tempo do Advento é uma boa ocasião para “ir ao reencontro do Senhor”, e que deve ser um “um tempo de esperança verdadeira, fundada na fidelidade de Deus e sobre nossa responsabilidade”.

Ficai atentos: o Senhor nos visita continuamente

Recordando o Evangelho de São Mateus, o Papa mostrou que depois da primeira visita do Senhor à humanidade, no nascimento de Jesus na gruta de Belém; uma segunda visita realiza-se agora, no presente.

“O Senhor nos visita continuamente, todo dia, caminha ao nosso lado, é uma presença de consolação”, disse Francisco, aos fiéis presentes na Praça São Pedro.

Ele recorda ainda que Mateus, narrando o dilúvio, ressalta o contraste entre a rotina cotidiana e a vinda repentina do Senhor: “Ficai atentos e preparados”!

É comum ser surpreendido nas horas que precedem uma grande calamidade estarmos levando a vida sem atenção e sem perceber que ela está para ser transformada, por vezes, definitivamente.

Convite à sobriedade, prontos para partir

“A partir desta perspectiva, surge também um convite à sobriedade, a não nos deixarmos dominar pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais, mas sim a governá-las. Quando, ao contrário, nos deixamos condicionar e dominar por elas, não conseguimos perceber que há algo muito mais importante: o nosso encontro com o Senhor que vem para nós. É um convite à vigilância, porque não sabendo quando Ele virá, é preciso estar sempre prontos para partir”.

O Senhor vem na hora que não imaginamos

O convite final do Papa foi feito relembrando que “o Evangelho não quer nos transmitir medo, mas abrir nosso horizonte para a dimensão ulterior, maior , que de um lado relativiza as coisas de cada dia mas ao mesmo tempo a torna preciosa, decisiva.”
“Desta perspectiva vem também um convite à sobriedade, a não ser dominados pelas coisas deste mundo, pelas realidades materiais, mas a governá-las”.

Com este convite à vigilância, neste tempo de Advento, “somos chamados a alargar o horizonte do nosso coração, a fazermo-nos surpreender pela vida que se apresenta em cada dia com as suas novidades.

Para fazer isto, é preciso aprender a não depender das nossas seguranças, dos nossos esquemas consolidados, porque o Senhor vem na hora em que não imaginamos. Vem para introduzir-nos numa dimensão mais bela e maior” – conclui o Santo Padre. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas