Gaudium news > Instalada a 125ª paróquia da Igreja de Olinda e Recife

Instalada a 125ª paróquia da Igreja de Olinda e Recife

Recife – Pernambuco (Quarta-feira, 30-11-2016, Gaudium Press) Elevada à condição de paróquia, a capela de Santo Antônio, no bairro Torrões, celebrou este novo marco em sua história com uma Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Fernando Saburido.

Instalada a 125ª paróquia da Igreja de Olinda e Recife.jpg

No dia, centenas de fiéis compareceram ao local, que contou com a instalação de telões na lateral da igreja para que todos pudessem acompanhar os ritos da celebração que instalava a nova paróquia.

Além disso, houve a posse do novo pároco, Padre Luís Gustavo Gonçalves Vilaverde.

A antiga capela de Santo Antônio era pertencente à Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio. O desmembramento realizado deve-se à necessidade de atender mais paroquianos, bem como desenvolver mais atividades pastorais nas comunidades.

Após fazer a leitura do decreto realizada pelo Padre Josenildo Tavares, conforme as vigentes prescrições do direito canônico, Dom Fernando declarou instalada a 125ª paróquia da Arquidiocese de Olinda e Recife.

“A Paróquia de Santo Antônio já nasce bem grande em número de fiéis e em animação; que ela possa, a partir de agora, crescer também no compromisso com a Palavra e o Reino de Deus”, disse o prelado, em sua homilia.

O arcebispo aproveitou a oportunidade para explicar aos presentes os ritos de posse do novo pároco, Padre Gustavo, como a renovação do compromisso sacerdotal, a profissão de fé e o seu juramento de fidelidade, além do tríplice múnus, vistas como obrigações e deveres de santificar, ensinar e governar o povo de Deus.

Dom Saburido também comentou os ritos da bênção do altar, do sacrário e dos objetos que farão parte das celebrações.

A leitura da provisão canônica, realizada pelo Padre José Erinaldo e válida até 2022, conferiu o ofício de pároco da matriz de Santo Antônio em Torrões ao Padre Gustavo.

Em suas palavras de agradecimento, o novo pároco lembrou-se de todas as vezes que ouviu elogios pelo nascimento da paróquia e pelas reformas do templo. Além disso, fez questão de esclarecer que “tudo foi uma caminhada, de muito tempo, feita por todos os padres que passaram pela antiga capela”.

Encerrando a cerimônia, o pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças, no Engenho do Meio, Padre Paulo Sérgio Monteiro, expressou sua alegria pela nova caminhada da antiga capelinha de Santo Antônio.

“Não é a paróquia de Nossa Senhora das Graças que está perdendo uma capela, mas o Vicariato Várzea que está ganhando uma paróquia”, disse, ressaltando o fato de que antes, haviam 17 paróquias no vicariato e agora, elas somam 18. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas