Gaudium news > Nasce em Nápoles, na Itália, o Museu Permanente do Presépio

Nasce em Nápoles, na Itália, o Museu Permanente do Presépio

Nápoles – Itália (Quarta-feira, 30-11-2016, Gaudium Press) Os Presépios de todo o mundo que já estiveram presentes nas festas natalinas na Praça de São Pedro agora poderão ser apreciados no Museu Permanente do Presépio, inaugurado na cidade italiana de Nápoles.

Nasce em Nápoles, na Itália, o Museu Permanente do Presépio.jpg

O museu nasceu de uma ideia compartilhada entre o Cardeal Crescenzio Sepe, Arcebispo de Nápoles, e do magistrado Ugo Ricchiardi, com o intuito de fazer com que as pessoas conheçam a bela tradição dos presépios, tão arraigada pelos napolitanos.

A iniciativa foi apresentada aos meios de comunicação durante uma coletiva de imprensa com a presença do purpurado e do magistrado, co-fundadores da Fundação Santo Alfonso Maria de Ligório – Museu Permanente do Presépio Napolitano, constituída para o gerenciamento de projetos, e que tem como sede a Basílica de São Paulo Maior.

“A Fundação, que nasceu de uma sinergia da cooperação entre a Diocese e alguns expoentes da Magistratura, pretende ser um símbolo e um estímulo para recuperar os valores da arte, da cultura e da tradição antiga e consolidada que é a expressão do presépio napolitano, a fim de confiá-lo às novas gerações”, informa em nota a Diocese de Nápoles.

O museu funcionará todo o ano, acolhendo as mais importantes obras de arte dos presépios napolitanos e outras provenientes de todo o mundo. Entre as obras, estará o presépio que foi instalado na Praça de São Pedro durante o Natal de 2013, elaborado pelo maestro napolitano Antonio Cantone e doado pela Diocese de Nápoles ao Papa Francisco, que por sua vez, queria doá-lo ao bispado para que fizesse parte do museu permanente.

Além disso, o museu será convertido a um epicentro de visitas para os turistas que, ao longo do ano, irão desembarcar em Nápoles. Muitos deles, inclusive, são considerados assíduos caminhantes da conhecida rua São Gregório Armeno, dedicada totalmente à elaboração de presépios artesanais. (GPE/LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Nápoles

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas