Gaudium news > Projeto Irmã Dulce em Teresina presta auxílio social e espiritual às famílias e necessitados

Projeto Irmã Dulce em Teresina presta auxílio social e espiritual às famílias e necessitados

Teresina – Piauí (Quinta-feira, 01-12-2016, Gaudium Press) Beneficiando famílias carentes da zona norte de Teresina, o projeto intitulado e inspirado no exemplo de vida e fé da Irmã Dulce é considerado notável por ser um dos reflexos da obra da beata católica nascida no Brasil, que ficou marcada pelos seus serviços de caridade e de assistência à favor dos mais pobres e necessitados.

Projeto Irmã Dulce em Teresina presta auxílio social e espiritual às famílias e necessitados.jpg

O projeto é visto como um trabalho missionário e de cunho social, com a finalidade de ajudar a transformar a realidade das comunidades de baixa renda presentes na área de atendimento da Paróquia Santíssima Trindade.

O Pároco e idealizador da ação, Padre Nilton Pereira, explicou que a iniciativa evangelizadora oferta saúde e acolhimento espiritual, bem como doações de alimentos, remédios e demais serviços.

Para o sacerdote, a inspiração também é oriunda de suas experiências do período em que viveu por dez anos nas ruas de São Paulo. “Essa é uma obra de Deus voltada para a promoção da dignidade humana. Enquanto vivenciei essa experiência de viver na rua, surgiram muitos questionamentos e um deles era o porquê de os pobres não terem atendimento de saúde digno e de qualidade. Eram muitas as insatisfações quanto à estrutura na área de saúde disponível aos irmãos mais carentes”, relembrou.

Para padre Nilton, o tratamento desumano e “de qualquer jeito e em qualquer lugar” foram determinantes para a criação deste trabalho de assistência social e espiritual que já dura cinco anos, auxiliando os moradores das comunidades da região que abrange as áreas das paróquias Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Esperança, São Manuel e Santa Helena, além da Matriz, Santíssima Trindade.

Ao todo, são mais de 100 profissionais nas especialidades de psicologia, clínica geral, pediatria, neurologia, oftalmologia, odontologia, entre outras áreas que atuam no atendimento à comunidade.

Hoje, o projeto atende de forma gratuita cerca de 150 pessoas por semana. O que é motivo de orgulho para o Padre Nilton, que ressaltou como pilar desta ação o alimento espiritual, responsável por fortalecer a fé dos beneficiados.
“Minha missão principal no projeto é ajudar os filhos de Deus a reconhecer o valor do Pai. Quando iniciamos tínhamos uma equipe que visitava as famílias e via as necessidades espirituais de cada uma. Com o tempo assumi essa missão e acompanho cada filho. Não importa a religião. Eu tento de fato mostrar que Deus é a força maior que podemos ter para superar os obstáculos. Por isso acredito que não basta o zelo pelo corpo, a minha grande responsabilidade é cuidar da alma”, esclareceu.

Ainda conforme o sacerdote, “a área de contribuição é muito ampla. Queremos mesmo é que as pessoas se inspirem no exemplo de Irmã Dulce e sejam tocadas pelo seu amor que sempre olhou o próximo como irmão”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Teresina

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas