Gaudium news > Diocese de Tubarão (SC) comemora aniversário da dedicação da Igreja Catedral

Diocese de Tubarão (SC) comemora aniversário da dedicação da Igreja Catedral

Tubarão – Santa Catarina (Segunda-feira, 05-12-2016, Gaudium Press) A Diocese de Tubarão celebra nesta segunda-feira, 5 de dezembro, às 19h, o aniversário da dedicação da Igreja Catedral.

Diocese de Tubarão (SC) comemora aniversário da dedicação da Igreja Catedral.jpg

Com um significado simbólico para o bispado catarinense, a Igreja Catedral guarda a cátedra ou sede do bispo, sinal da sua missão de pastor e de mestre da fé para a diocese e sinal também de unidade e comunhão dos crentes na mesma fé.

Sendo assim, a Igreja recomenda aos fiéis que tenham amor e veneração para com a Catedral.

A celebração do aniversário da dedicação da Igreja Catedral tem a finalidade de contribui para melhor realçar a importância e dignidade da Igreja particular ou Diocese. Além disso, o espaço celebrativo é o lugar onde acontece a ação litúrgica da assembleia cristã.

Este espaço é chamado de “domuns eclesiae”, a casa da igreja, visto também como o espelho da própria assembleia reunida.

“Nos primeiros séculos do cristianismo, a cátedra foi objeto de muita veneração. No século II, Tertuliano aconselhava os cristãos a visitar as igrejas apostólicas nas quais estavam as cadeiras dos apóstolos. Santo Agostinho, no século V, destacava a importância das comunidades cristãs que mereceram possuir as sedes dos apóstolos e receber suas cartas”, informa o convite feito pela Diocese de Tubarão.

“Esta veneração levou a dedicar festas especiais para honrar a cátedra de São Pedro em Roma e em Antioquia, veneração esta que continuou para as cátedras dos bispos, sucessores dos apóstolos. Daí a importância que adquiriu a igreja onde estava a cátedra do bispo. Em todas as dioceses do mundo, a catedral é lugar de referência da fé, e lugar sagrado onde os fiéis de uma igreja particular se reúnem especialmente por alguma significativa celebração para exprimir e proclamar a própria fé é a própria unidade em Cristo. A catedral é o centro eclesial e espiritual da Diocese. A catedral é o símbolo visível da unidade de toda a comunidade cristã”, prossegue.

No final, a mensagem do bispado pede para que “rezemos pela nossa Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que em 1955, foi elevada à dignidade de Igreja Catedral da Diocese de Tubarão”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de Tubarão

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas