Gaudium news > Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA)

Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA)

Redação (Quarta-feira, 07-12-2016, Gaudium Press) Em comunicado, a Nunciatura Apostólica no Brasil informou que o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Franco Cuter, por motivo de idade, conforme o Código de Direito Canônico. Em seguida, nomeou para a Diocese de Grajaú (MA) Frei Rubival Cabral Britto.

Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA).jpg

Além de Dom Rubival, foram nomeados como bispos auxiliares para a Arquidiocese do Rio de Janeiro o Monsenhor Joel Portella Amado e o Padre Paulo Alves Romão.

Frei Rubival

Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA) (2).jpg

Atual diretor do Colégio Paulo VI, na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA), é natural da cidade baiana de Jaguaquara. Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na província Bahia e Sergipe em janeiro de 1990. Fez sua profissão religiosa em 31 de janeiro de 1993. No dia 17 de dezembro de 2000, recebeu sua ordenação presbiteral.

Frei Rubival é doutorando em Ciências da Educação através do Instituto Internacional de Educação na Faculdade de Humanidades e Artes da Universidade Federal de Rosário, na Argentina.

A nomeação dos bispos auxiliares

As nomeações para a Arquidiocese do Rio de Janeiro ocorreram após a solicitação do Cardeal Arcebispo Orani João Tempesta.

Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA) (3).jpg

Monsenhor João Portella Amado é o atual pároco da catedral de São Sebastião, na Cidade Maravilhosa. Por sua vez, o Padre Paulo Alves Romão exerce a função de pároco da Paróquia Bom Pastor, na mesma arquidiocese.

Monsenhor João Portella, pertencente ao clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro, é carioca de origem. Sua ordenação sacerdotal foi em 12 de outubro de 1982. No âmbito arquidiocesano, exerceu as funções de vigário forâneo, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Além disso, o religioso foi membro do Instituto Nacional de Pastoral e membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam).

Mais tarde, Monsenhor Portella acolheu a nomeação para capelão feita pelo então Papa Bento XVI.

O novo auxiliar do Rio de Janeiro possui graduação em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e graduação e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Papa Francisco nomeia bispos para Rio de Janeiro e Grajaú (MA) (4).jpgJá o Padre Paulo Alves Romão nasceu em Barra do Jacaré, no Paraná. Foi ordenado sacerdote em 28 de junho de 1997, no Rio de Janeiro.

Na arquidiocese, atuou como diretor espiritual do Seminário Arquidiocesano; professor do Instituto Superior de Teologia e da PUC-Rio; responsável pela Pastoral da Educação e diretor espiritual do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos. É mestre e doutor em Teologia sistemática pastoral. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas