Gaudium news > Bispos gaúchos reúnem-se em assembleia do Conselho Episcopal Regional

Bispos gaúchos reúnem-se em assembleia do Conselho Episcopal Regional

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Segunda-feira, 12-12-2016, Gaudium Press) Na casa Tiberíades, em Cidreira, os bispos das 18 dioceses do Estado do Rio Grande do Sul reuniram-se durante a assembleia do Conselho Episcopal Regional (Conser).

Bispos gaúchos reúnem-se em assembleia do Conselho Episcopal Regional.jpeg

Na ocasião, o encontro contou com a coordenação de Dom Jaime Spengler, presidente do Regional Sul 3. Foi um momento de convivência e fraternidade para os bispos do Estado.

A dinâmica do encontro ocorreu com momentos celebrativos, partilha da caminhada de cada diocese e também das diversas comissões pastorais.

Os bispos eméritos também foram convidados a participar. Estiveram presentes Dom Girônimo Zanandrea, bispo emérito de Erexim, e Dom José Mário, bispo emérito de Rio Grande.

Já Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito de Passo Fundo, esteve presente apenas no último dia do evento.

A assembleia dos bispos acontece duas vezes ao ano, sendo uma vez antes da Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, que tem lugar na metade do ano, em São Leopoldo.

Durante a assembleia foram redefinidos os bispos referenciais de cada dimensão ou pastoral. Dom Leomar Brustolin foi indicado para acompanhar a Pastoral da Comunicação. Por sua vez, Dom Leomar já é o referencial da Comissão de Cultura, Educação Ensino Religioso e Universidades e também da Comissão para a Doutrina da Fé.

Na Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, que tem como bispo referencial Dom Rodolfo Weber, Arcebispo de Passo Fundo, foi indicado Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande, para acompanhar as Pastorais da Saúde, da Sobriedade e DST/AIDS.

Também dentro das Pastorais Sociais, Dom Liro Meurer, bispo de Santo Ângelo, irá acompanhar a Pastoral da Criança.

A próxima assembleia de final de ano acontecerá na Diocese de Caxias do Sul. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas