Gaudium news > Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei

Roma – Itália (Terça-feira, 13-12-2016, Gaudium Press) Dom Javier Echevarría, bispo prelado da Prelazia Pessoal do Opus Dei, faleceu nesta segunda-feira, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, em Roma.

Falece Dom Javier Echevarría, prelado do Opus Dei.png

O Prelado de 84 anos faleceu vítima de insuficiência respiratória. Devido a uma infeção pulmonar, ele estava hospitalizado desde o dia 5 último no Hospital da Policlínica ‘Campus Biomédico de Roma’. O vigário auxiliar da prelatura, D. Fernando Ocáriz, administrou-lhe os últimos sacramentos na tarde do mesmo dia, informa o site do Opus Dei.

Oração, serenidade, unidade

Ao comunicar a notícia do falecimento de Dom Echevarría, Mons. Fernando Ocáriz, vigário auxiliar e geral da prelatura do Opus Dei, disse que estes são momentos “de oração, de serenidade e de unidade”.

E acrescentou: “é uma pena ver partir um pai, junta-se a gratidão pelo afeto e pelo bom exemplo que nos deu ao longo destes 22 anos como prelado”.

O vigário auxiliar contou que no passado dia 3 de dezembro, quando ele celebrou seu onomástico, D. Javier Echevarría disse às pessoas do Opus Dei com quem estava: “quero apoiar-me em vós. Preciso de vós. Eu estou de passagem. A prelatura do Opus Dei está nas vossas mãos. Apoiai o prelado, seja quem for”.

Mons. Ocáriz também relatou que, nos últimos momentos, o prelado “rezava a Nossa Senhora de Guadalupe.

Os que lhe faziam companhia perguntaram: quer que deixemos à vista a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe? E ele respondeu: não é preciso; mesmo que não veja o quadro, sinto-a comigo”.

Dom Javier Echevarría

Dom Echevarría nasceu em Madrid, em 1932. Na capital da Espanha ele conheceu o fundador do Opus Dei, São Josemaría Escrivá, de quem foi secretário por mais de 20 anos, entre 1953 e 1975.

Sua ordenação sacerdotal foi no dia 7 de agosto de 1955. Ele doutorou-se em Direito Civil e em Direito Canónico e tornou-se membro do Conselho Geral do Opus Dei desde 1966.

Quando D. Álvaro del Portillo sucedeu a São Josemaria Escrivá, em 1975, Dom Echeverría foi nomeado secretário-geral do Opus Dei, e, em 1982, passou a ser vigário geral da Prelatura.

Prelado

Em 1994, D. Javier Echevarría foi nomeado prelado do Opus Dei e, no ano seguinte, ordenado bispo por São João Paulo II, no dia 6 de janeiro, na Basílica de São Pedro

A página da internet do Opus Dei informa também que o governo da prelatura fica agora a cargo do vigário auxiliar, monsenhor Fernando Ocáriz, que deve convocar um congresso dentro de um mês para eleger o novo prelado.

A eleição do novo prelado do Opus Dei deve ser realizada dentro do prazo de três meses. O nome escolhido deverá ser posteriormente confirmado pelo Papa.

O Opus Dei

O Opus Dei é uma prelatura pessoal da Igreja Católica que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações e fotos www.opusdei.org)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas