Gaudium news > Vaticano Publica Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo 2017

Vaticano Publica Mensagem para o Dia Mundial do Enfermo 2017

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 15-12-2016, Gaudium Press) – O Vaticano publicou nesta quinta-feira a Mensagem do Papa Francisco para o XXV Dia Mundial do Enfermo, que a cada ano é celebrado no dia 11 de fevereiro.

O tema para o Dia do Enfermo 2017 será “Admiração pelo que Deus faz: ‘o Todo-Poderoso fez em mim maravilhas'” (Lc 1, 49)

Dia Mundial do Enfermo

O Dia Mundial do Enfermo foi instituído em 1992 por São João Paulo II. Foi celebrado pela primeira vez em Lourdes, na França, no Nossa Senhora de Lourdesano seguinte.

Ele tem sido sempre uma ocasião para se prestar especial atenção à condição dos doentes e a todos os atribulados. É também ocasião para convidar familiares, profissionais de saúde e voluntários a render graças pela vocação que têm de acompanhar os irmãos doentes: uma verdadeira obra de Misericórdia.

Mensagem para 2017

Na mensagem, o Papa se diz próximo a todos os que vivem a experiência do sofrimento e suas famílias, enaltece aqueles que nas estruturas de saúde espalhadas pelo mundo se ocupam das melhoras, cuidados e bem-estar diário dos enfermos.

O Papa encoraja a todos -tanto doentes e atribulados, quanto médicos, enfermeiros, familiares, voluntários- a olhar Maria, que é a Saúde dos Enfermos, como a garantia de ternura de Deus para todo o ser humano.

Santa Bernadete

Para o Papa Francisco, como Santa Bernadete, pobre, analfabeta e doente, estamos sob o olhar de Maria:
“Peçamos à Imaculada Conceição a graça de saber sempre relacionar-nos com o doente como uma pessoa que certamente precisa de ajuda”, diz Francisco em sua Mensagem.

Neste dia, continua o Pontífice, “podemos encontrar novo impulso e contribuir para a difusão de uma cultura respeitadora da vida, da saúde e do meio ambiente; lutar pelo respeito da integridade e dignidade das pessoas, abordando corretamente as questões bioéticas e a tutela dos mais fracos”.

Ainda em sua Mensagem para o ‘Dia Mundial do Enfermo-2017′, o Papa reafirma sua proximidade de oração e encorajamento a médicos, enfermeiros, voluntários e todos os homens e mulheres comprometidos no serviço dos doentes e necessitados; ele se recorda das instituições eclesiais e civis que trabalham nesta área e das famílias que cuidam amorosamente dos seus membros doentes.

Conclusão: ‘Ó Maria nossa Mãe…’

Na conclusão, o Papa recorda o testemunho luminoso de tantos amigos e amigas de Deus, como São João de Deus e São Camilo de Lélis, Padroeiros dos hospitais e dos profissionais de saúde, e Santa Teresa de Calcutá, missionária da ternura de Deus.

O Santo Padre termina sua Mensagem com uma oração a Nossa Senhora:

“Ó Maria, nossa Mãe,
que, em Cristo, acolheis a cada um de nós como filho,
sustentai a expectativa confiante do nosso coração,
socorrei-nos nas nossas enfermidades e tribulações,
guiai-nos para Cristo, vosso filho e nosso irmão,
e ajudai a confiarmo-nos ao Pai que faz maravilhas”.
(JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas