Gaudium news > Tribunal Eclesiástico em São Raimundo Nonato (PI) analisará a causa de Servo de Deus

Tribunal Eclesiástico em São Raimundo Nonato (PI) analisará a causa de Servo de Deus

São Raimundo Nonato – Piauí (Segunda-feira, 19-12-2016, Gaudium Press) A Diocese de São Raimundo Nonato, situada no Estado do Piauí, celebrará no próximo dia 20 de dezembro, às 18h, a instalação do Tribunal Eclesiástico para a Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Dom Inocêncio López Santamaria.

Tribunal Eclesiástico em São Raimundo Nonato (PI) analisará a causa de Servo de Deus.png

Este é considerado um momento importante para a Igreja particular, no qual fiéis de todas as dioceses, paróquias e comunidades locais irão se reunir para contemplar este marco significativo.

De acordo com Padre Herculano Negreiros, pertencente à Ordem Mercedária, Dom Inocêncio López Santamaria está a caminho de se tornar o primeiro Santo do Estado e o quarto do Brasil.

Para o religioso, a beatificação e canonização será um reconhecimento à sua vida de santidade e entrega à evangelização, a partir de sua missão ainda na Europa e aqui no Brasil, mais precisamente no Piauí.

Quem foi Dom Inocêncio López Santamaria?

Nascido na aldeia de Sotovellanos, na província de Burgos, comarca de Odra-Pisuerga, na Espanha, em 28 de dezembro no ano de 1874, o Servo de Deus iniciou sua caminhada religiosa ao ingressar na Ordem das Mercês no Convento de Conjo, em Santiago de Compostela.

Após a renúncia do bispo prelado de Bom Jesus do Gurgueia, Dom Ramón Harrison Abello, Dom Inocêncio foi escolhido para sucedê-lo. Ele foi sagrado em Poio, Pontevedra, no dia 31 de agosto de 1930, festa do mártir mercedário, São Raimundo Nonato, de quem era muito devoto.

Mais tarde, em 5 de janeiro de 1931, Dom Inocêncio desembarcou em terras brasileiras, tendo contato primeiramente com o Estado do Rio de Janeiro. O religioso somente chegou a São Raimundo Nonato no dia 18 de janeiro do mesmo ano e tomou posse no dia 22.

Uma de suas características mais marcante era sua preocupação pelo trabalho das Religiosas como complemento na educação moral e cívica da população.

“Ao recordar todos os santos e santas de nossa Ordem, queremos, irmãos mercedários, agradecer a Deus o dom da vida de um religioso mercedário como nós, que, nos consagramos, para que a alegria do mistério redentor de Jesus se fizesse presente na história da humanidade. É do conhecimento de muitos de vós a vida de Dom Inocêncio López Santamaria, religioso mercedário, que dedicou sua vida em favor dos cativos, de modo especial no serviço a toda a Ordem, bem como, sendo Bispo Prelado no sul do Piauí”, informa comunicado assinado pelo Padre Frei José Maria Mohomed Junior, vice-postulador e membro da Ordem Mercedária.

“Damos graças a Deus pela vida de seus santos e celebramos a riqueza da vida de um homem, pastor com cheiro de ovelhas”, concluiu o sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Diocese de São Raimundo Nonato

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas