Gaudium news > Exposição que reúne 320 presépios franciscanos atrai diversos fiéis em Manaus

Exposição que reúne 320 presépios franciscanos atrai diversos fiéis em Manaus

Manaus – Amazonas (Quarta-feira, 21-12-2016, Gaudium Press) Vindos de diversas regiões do Brasil e do exterior, aproximadamente 320 presépios franciscanos natalinos, de todos os tamanhos e tipos, compõem uma exposição que está sendo sediada na Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Manaus.

Exposição que reúne 320 presépios franciscanos atrai diversos fiéis em Manaus.jpg

Inspirada no tema “E o verbo se fez carne e está no meio de nós”, a mostra é vista como um verdadeiro passeio ao redor do mundo, uma vez que conta com presépios oriundos da Europa, América do Sul, África e até de países onde o cristianismo não é a religião principal, como o Marrocos, por exemplo.

Exposição que reúne 320 presépios franciscanos atrai diversos fiéis em Manaus (2).jpg

Cada um dos presépios apresenta ao público uma característica própria dos seus locais de origem, desde o figurino dos personagens até o material usado, variando de madeira, gesso, vidro, massa de milho, papelão, cerâmica, entre outros.

Frei Flávio Freitas, pároco da igreja e realizador da exposição, explicou que em poucos lugares do mundo é possível ver uma exposição tão completa e rica de detalhes. “Aqui nós temos um acervo muito grande de presépios e é muito difícil reunir tantos numa única exposição que vem representar o nascimento do menino Jesus, mostrando a universalidade do amor, não importando o local ou região do mundo”, disse.

Ainda conforme Frei Flávio, a mostra de presépios é uma tradição franciscana que é realizada há uma década. “Quem teve a ideia de fazer o primeiro presépio foi São Francisco de Assis em 1223 na Itália. Desde então, os franciscanos confeccionam os presépios e fazem a exposição pelo mundo afora e, há dez anos, eu iniciei essa exposição de presépios franciscanos, que visa contemplar o nascimento do menino Jesus, que é o grande mistério que vem junto ao Natal”, explicou.

Os interessados em visitar e prestigiar a exposição dos presépios franciscanos da Paróquia Nossa Senhora das Mercês devem comparecer no local até o dia 2 de fevereiro, data da Festa da Apresentação do Senhor ao Templo.

Exposição que reúne 320 presépios franciscanos atrai diversos fiéis em Manaus (3).jpg

A mostra encontra-se no salão paroquial, ao lado da igreja, e pode ser conferida de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h30 às 17h, e à noite, após a Santa Missa das 19h. Aos domingos, fica exposta das 7h30 às 11h e depois da celebração eucarística das 19h. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Manaus

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas