Gaudium news > Instituto Marista completa 200 anos

Instituto Marista completa 200 anos

Redação (Terça-feira, 27-12-2016, Gaudium Press) No dia 02 de janeiro de 2017 o Instituto dos Irmãos Maristas, fundado por São Marcelino Champagnat, comemora o seu bicentenário.

Instituto Marista completa 200 anos.jpg

São 200 anos de história. Uma ocasião que o Irmão Emili Turú, superior geral dos Maristas, em uma Mensagem escrita a propósito desta data, destaca como sendo um momento oportuno para que sejam dadas “graças pela vida da congregação”. Uma ocasião também oportuna para “pedir perdão por alguns erros do passado e renovar o compromisso com a educação integral das crianças e dos jovens, inspirada nos valores evangélicos”.

Na Mensagem distribuída a órgãos de imprensa, o Irmão Emili Turú, reconhece a responsabilidade que os Maristas Têm hoje:

“Recebemos hoje, 200 anos depois, uma herança maravilhosa, cheia de luzes, mas também com as suas sombras. É sobre essa herança que nos comprometemos a construir o futuro. Queremos aproveitar a oportunidade para um novo começo”.

É essencial que os Maristas retomem o vigor do seu carisma original, “com a Igreja e com o mundo”, ressalta o Superior Geral.

“Melhorar continuamente o seu serviço evangelizador, através da educação das crianças e dos jovens”, estar mais atenta “a quem se encontra em situação de maior vulnerabilidade” e empenhada na promoção dos “direitos das crianças”, são exemplos de necessidades destacadas pelo Irmão Emili Turú e que são metas a serem conquistadas pela Congregação.

Instituto Marista

Fundado em 1817 por Marcelino Champagnat no vilarejo de La Valla, na França, o Instituto dos Irmãos Maristas se dedica à educação de crianças e jovens com a missão declarada de “formar bons cristãos e virtuosos cidadãos. “

Instituto Marista completa 200 anos (2).jpgOs primeiros discípulos receberam diretamente de Champagnat a orientação humana, intelectual, pedagógica, gerencial e espiritual que caracteriza o modo marista de ser e atuar.

Os Irmãos Maristas são religiosos consagrados, em vida comunitária, de confissão católica. Dedicam suas vidas a Deus, esforçam-se por tornar Jesus Cristo conhecido e amado e vivem uma espiritualidade baseada nas virtudes de Maria – daí o nome “Marista”.

Hábeis educadores, espalharam-se rapidamente pela França estendendo o conhecimento e o direito à educação a dezenas de crianças e jovens nos lugarejos mais empobrecidos.

Desde então, sua missão prossegue em diferentes partes do mundo.

O Instituto Marista conta com mais de 3,5 mil Irmãos, espalhados em 82 países dos cinco continentes. Partilham sua tarefa de maneira direta com mais de 72 mil Leigos e Leigas e beneficiam mais de 650 mil crianças, jovens e adultos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas