Gaudium news > “A fonte da alegria reside na Família”, afirma Cardeal Osoro

“A fonte da alegria reside na Família”, afirma Cardeal Osoro

Madri – Espanha (Quinta-feira, 29-12-2016, Gaudium Press) No próximo dia 30 de dezembro a Igreja comemora a festividade da Sagrada Família e a Igreja em Madri, como vem ocorrendo há vários anos, celebrará a solenidade, que nesta ocasião leva por lema “Viver a alegria do amor na família”.

Por ocasião da comemoração, o Cardeal Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, dirigiu uma carta à comunidade eclesial madrilenha na qual ressalta a beleza da família e convida a participar da jornada que ocorrerá na Catedral da Almudena na próxima sexta-feira.

A fonte da alegria reside na Família, afirma Cardeal Osoro 1.jpg

“A Jornada da Sagrada Família ocorrerá este ano no dia 30 de dezembro. O lema escolhido para celebrar em todas as Dioceses espanholas, ‘Viver a alegria do amor na família’, nos indica que a fonte da alegria reside na família, e que é lugar onde nasce, cresce, se fortalece a força para amar e se manifesta a alegria do Evangelho”, refere o purpurado, que depois convida: “Convoco aos sacerdotes, às famílias e a todos os movimentos e associações familiares, para participarem dos atos que nossa Arquidiocese de Madri oferece nesse dia”.

A jornada pela família estará marcada por vários momentos, tendo como epicentro a solene Missa em honra à Sagrada Família que será presidida pelo Cardeal Osoro às 19h na Catedral. “Rogo para que convideis a participar na Bênção dos noivos, ao final da celebração eucarística, a todos os que estão se preparando para receber o sacramento do matrimônio”, convida o purpurado.

O templo catedralício permanecerá aberto desde às 11h até às 22h, tempo no qual o Arcebispo de Madri abençoará a cada uma das famílias que se aproximem da Catedral. Durante esse período também haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento na Cripta da igreja capitalina.

Ação solidária com as famílias necessitadas

Além da Eucaristia, a bênção das famílias e noivos, e os momentos de oração, a jornada também convoca à solidariedade. “Tal como estamos fazendo nos dois últimos anos, as ofertas econômicas da Jornada se destinarão para ajudar as famílias mais necessitadas. Na ocasião, o faremos apoiando o Centro Residencial da Cáritas Diocesana com 110 espaços habitáveis para as famílias com problemas sociais e de moradia”, escreve o Cardeal Osoro.

Através do Centro Residencial, a Igreja madrilenha -a partir da Cáritas Diocesana-, acompanha as famílias em seu processo de intervenção social, provendo diversos espaços residenciais nos quais se oferece alojamento temporal e tutelado com o objetivo de prevenir situações de exclusão.

A fonte da alegria reside na Família, afirma Cardeal Osoro 2.jpg

Nestas residências se realiza uma intervenção psicossocial com as famílias para que recuperem habilidades que lhes ajudem a ter uma plena autonomia e possam retornar a uma vida normal. Um trabalho que se leva a cabo graças a uma equipe de trabalho constituída por religiosos de diversas congregações, técnicos sociais e voluntários que colaboram acompanhando a cada pessoa e família.

Entre as residências se encontra o Centro Residencial de Atenção ao Menor e sua Família “Santa Maria do Parral” que acolhe a famílias monoparentais com menores de até 16 anos sob sua responsabilidade. Também está o Centro Residencial JMJ 2011 que nasceu após a Jornada Mundial da Juventude celebrada em Madri, que conta com 130 alojamentos para pessoas sozinhas e famílias. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas