Gaudium news > Santuário da Piedade: 250 anos de peregrinações

Santuário da Piedade: 250 anos de peregrinações

Caetés – MG (Terça-feira, 03-01-2017, Gaudium Press) Em 2017 o Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caetés, Minas Gerais, comemora 250 anos das peregrinações ali realizadas.

unnamed.jpg

Em primeiro de janeiro foi realizada a abertura do Ano Jubilar convocado para comemorar esta data.

O arcebispo dom Walmor presidiu Missa às 15 horas, na Ermida da Padroeira, localizada no ponto mais alto da Serra da Piedade.

Durante a Celebração foi apresentada aos fiéis presentes a saudação especial do Papa Francisco.

Na Mensagem Papal enviada Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor, o Santo Padre concedeu a sua bênção apostólica a todos os peregrinos do Santuário da Padroeira de Minas Gerais e aos fiéis da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Papa Francisco também pediu para que todos continuem a rezar por seu ministério.

Peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade

Há 250 anos, em 1767, um português, chamado Antônio da Silva Bracarena, começou a construir a singela Igreja que hoje é a Ermida da Padroeira de Minas Gerais.

Bracarena assumiu esse desafio tocado pelo relato de um milagre.

Conta a tradição que uma jovem, surda e muda, passou a falar e a ouvir após testemunhar uma aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra da Piedade. Sua história tornou-se conhecida em toda a região, atraindo peregrinos para o território dedicado a Maria, Mãe da Piedade.

Bracarena estava no Brasil em busca de riquezas. Ele ouviu o relato desse milagre e se converte. Decidiu, então, viver como eremita no alto da Serra. Abandona seus projetos nada piedosos e investiu tudo que possuía na construção da pequena igreja, a Ermida da Padroeira. Também ele iniciou a construção de um rústico eremitério, um lugar que seria destinado a receber os romeiros.

Bracarena e o Aleijadinho

Antes de sua conversão, Bracarena trabalhava na construção de igrejas e, exercendo esse ofício, conheceu Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Pediu ao amigo que concebesse uma imagem de Nossa Senhora da Piedade para o altar da capela que estava sendo construída no alto da Serra.

Não sabia Bracarena o que aconteceria com o Aleijadinho. Anos mais tarde, ele seria reconhecido como o maior mestre do barroco mineiro. E a imagem que ainda hoje está no altar da Ermida, um dos primeiros trabalhos talhados por Antônio Francisco Lisboa, conquistaria reconhecimento internacional, pela sua importância religiosa e cultural, histórica e artística.

Em 1960, a partir de um decreto do Papa João XXIII, Nossa Senhora da Piedade tornou-se oficialmente a Padroeira de Minas Gerais, um reconhecimento à grande devoção do povo mineiro e aos muitos peregrinos que, todos os anos, visitam o Santuário, no alto da Serra da Piedade há 250 anos.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas