Gaudium news > Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina

Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina

Washington – Estados Unidos (Quinta-feira, 05-01-2017, Gaudium Press) “Compartilhe tua Fé” será o lema da Coleta anual para a Igreja na América Latina que a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB) realizará em todas as paróquias norte-americanas durante o final de semana de 21 e 22 de janeiro.

“A campanha de 2017 põem em relevo a Fé da América Latina e as muitas oportunidades para compartilhar a Fé com eles. Também reconhecemos o tremendo benefício que temos na Igreja com nossos irmãos da América Latina e a revitalização que seu fervor nos traz para a Fé. Além de oferecer nossa ajuda aos Católicos dos Estados Unidos, temos muito que aprender deles”, sublinha a USCCB aos fiéis de seu país, que ainda convoca a ajudar aos irmãos e irmãs da Igreja Católica da América Latina.

A Coleta leva já meio século de realização. Nasceu por iniciativa dos Bispos norte-americanos e com a criação do Comitê da América Latina da USCCB no ano 1965, que desde então impulsiona a campanha anual.

O Papa Francisco em uma mensagem que dirigiu a USCCB em outubro de 2015, destacou a iniciativa que há cinco décadas realiza a Igreja norte-americana a favor da Igreja Católica latino-americana: “A Coleta para a Igreja na América Latina tomou forma e cresceu como um meio eloquente de expressar os laços de Fé e caridade que unem aos católicos nos Estados Unidos e seus irmãos e irmãs no hemisfério. Agora, cinquenta anos mais tarde, a Coleta segue sendo um valioso meio para sustentar, tanto espiritual como temporalmente, os esforços das Igrejas locais da América Latina e o Caribe para proclamar o Evangelho e formar discípulos missionários imbuídos de zelo pela difusão do Reino de Deus de Justiça, santidade e paz”.

Campanha da Igreja nos Estados Unidos põem em relevo a Fé da América Latina.jpg

Os fundos coletados através desta iniciativa são destinados principalmente para projetos pastorais na América Latina e igualmente para apoiar as vocações ao sacerdócio, ao diaconado e a vida religiosa, mas também para atender situações de emergência, como ocorreu com o terremoto do Chile de 2010, onde a Igreja Norte-Americana interveio com ajudas para a reconstrução. “A Conferência Episcopal dos Estados Unidos, pela generosidade do povo norte-americano, pode, em certos momentos, ajudar com programas pastorais (…) Nossa Igreja se envolveu sobre a necessidade”, comentou Dom Octavio Cisneros, Bispo Auxiliar da Diocese de Brooklyn, Nova York, em entrevista realizada por um meio local da Diocese chilena de São Bernardo.

Além disso, graças à Coleta, e a generosidade dos norte-americanos, a Igreja norte-americana vem adiantando diversos projetos pastorais no Haiti, afetado por vários fenômenos naturais. Neste país também se adianta um importante trabalho de reconstrução e se levam a cabo diversas iniciativas pastorais em favor da povoação mais desprotegida.

Do mesmo modo, a Coleta para a Igreja na América Latina está intervindo no impacto que gerou o terremoto ocorrido no Equador em meados de 2016, para trabalhar na reconstrução de paróquias, escolas e oficinas diocesanas.

Precisamente, na última Assembleia Plenária dos Bispos Norte-Americanos, celebrada no outono em Baltimore, Maryland, o Subcomitê para a Igreja na América Latina. Um valor que se somou a outros 4,1 milhões de ajudas aprovadas também em junho passado.

“Estas subvenções levam a Fé à aqueles que se encontram à margem, unindo-nos aqui nos Estados Unidos de maneira especial com nossos irmãos e irmãs que vivem na periferia na América Latina e o Caribe. A cifra recorde de dinheiro que se outorgou este ano somente foi possível mediante a generosidade de muitos católicos comprometidos em nosso país”, assinalou Dom Eusebio Elizondo, Bispo Auxiliar de Seattle e Presidente do Subcomitê da USCCB, que é citado em nota de imprensa emitida pelo organismo eclesial. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas