Gaudium news > Aumenta o número de fiéis que assistem a Missa Dominical na Polônia

Aumenta o número de fiéis que assistem a Missa Dominical na Polônia

Varsóvia – Polônia (Segunda-feira, 09-01-2017, Gaudium Press) O Instituto de Estatística da Igreja Católica da Polônia publicou as estatísticas mais recentes sobre a vida da Igreja correspondentes ao ano de 2015. Os dados apresentam incrementos no número de assistentes à Eucaristia dominical e daqueles que se aproximam para receber a sagrada comunhão. Os resultados, divulgados pelo ‘Vatican Insider’, foram publicados pela Conferência Episcopal da Polônia no dia 05 de janeiro.

Aumenta o número de fiéis que assistem a Missa Dominical na Polônia.jpg

A assistência à Eucaristia passou de 39,1% à 39,8% e a porcentagem de fiéis que comungam passou de 16,3% à 17%. A população católica foi calculada em 32,7 milhões de pessoas, 92% do total da povoação do país. 20.800 sacerdotes servem nas paróquias católicas, enquanto que mais de sete mil religiosas lhes apoiam nesta pastoral. Se estima que há uma paróquia para cada 3.200 fiéis e um sacerdote para cada 1.100.

Sobre o recurso aos sacramentos, o relatório indicou que se celebraram 369 mil batismos, 360 mil confirmações e 270 mil primeiras comunhões, enquanto que se registrou um total de 134 mil matrimônios. A notável participação dos leigos nas paróquias se reflete na existência de mais de 60 mil grupos paroquiais ativos com 2,5 milhões de membros.

As principais devoções praticadas pelos poloneses são a oração do Santo Rosário, as celebrações marianas e as liturgias em honra a Nossa Senhora de Fátima. A devoção mariana foi destacada como um elemento importante do catolicismo polonês. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas