Gaudium news > Espanha se unirá à comemoração pela Jornada Mundial da Vida Consagrada

Espanha se unirá à comemoração pela Jornada Mundial da Vida Consagrada

Madri – Espanha (Quarta-feira, 11-01-2017, Gaudium Press) Com o propósito de ressaltar a Vida Consagrada como um dom de Deus para a Igreja, e de orar por aqueles que entregaram sua vida a Deus no serviço de sua Igreja, no próximo dia 02 de fevereiro, dia da solenidade da Apresentação do Senhor, se celebrará a Jornada Mundial da Vida Consagrada; e a Igreja na Espanha se unirá à comemoração de uma maneira especial refletindo no lema “Testemunhos de esperança e alegria”.

“Juntos damos graças a Deus pelas Ordens e Institutos religiosos dedicados à contemplação ou as obras de apostolado, pelas Sociedades de vida apostólica, pelos Institutos seculares, pela Ordem das virgens, pelas Novas Formas de vida consagrada e pelos outros grupos de consagrados, como também por todos aqueles que, no segredo de seu coração, se entregam a Deus com uma especial consagração”, escreve Dom Vicente Jiménez Zamora, Arcebispo de Zaragoza e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, em uma mensagem que dirigiu por ocasião da Jornada.

Espanha se unirá à comemoração pela Jornada Mundial da Vida Consagrada.jpg

Sobre o lema escolhido, o prelado assinala que a esperança e a alegria “são duas palavras que atravessam as mensagens do Papa Francisco a toda a Igreja e especialmente à vida consagrada”; e que a presença das pessoas consagradas na Igreja, “tem que ser um sinal e semente de esperança tanto em ambientes secularizados como em contextos de primeiro anúncio”.

“Para isso é necessário que a vida consagrada, em suas múltiplas formas e carismas, viva uma renovada união fraterna e se mova nas fronteiras, nos descampados existenciais, onde tantos estão como ovelhas sem pastor e não tem o que comer”, acrescenta o Arcebispo.

Depois, tomando palavras do Papa Francisco, Dom Jiménez Zamora, assinala que “onde há religiosos há alegria”, já que, “estamos chamados a experimentar que Deus é capaz de cumular nossos corações e fazer-nos felizes, sem necessidade de buscar nossa felicidade em outro lado”.

Neste sentido, o Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada diz que “hoje fazem falta pessoas consagradas que nos falem da alegria, mas de uma alegria profunda e verdadeira, que nasce da oração”, posto que “não se pode estar alegre se não se vive na profundidade da oração. São Paulo une alegria e oração: ‘Estai sempre alegres. Orai constantemente'”.

Prossegue expressando que a esperança e a alegria caminham unidas, já que “a esperança dá a alegria sua autenticidade cristã, pois faz da alegria presente uma páscoa continuamente inacabada antes da páscoa definitiva na qual a humanidade ressuscitada entrará na plenitude da salvação. Por sua vez, a alegria dá à esperança sua verdade, já que lhe dá a possibilidade de experimentar, como em sua fonte e em seu fim, o mesmo”.

Ao concluir a mensagem, o Arcebispo de Zaragoza convida a colocar o olhar em Maria como modelo de alegria e esperança: “A Santíssima Virgem Maria, Mulher consagrada a Deus, é Mãe de nossa esperança e causa de nossa alegria. Ela nos ensina a viver com paz, plenitude e esperança alegre o seguimento fiel de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

A Jornada se celebrará em todas as Dioceses espanholas com celebrações eucarísticas especiais nas quais se orará pela Vida Consagrada. Na ocasião os consagrados renovarão suas promessas no seguimento a Deus e no serviço à Igreja. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas