Gaudium news > Dia Mundial do Doente lembra “dignidade inalienável” de todas as pessoas

Dia Mundial do Doente lembra “dignidade inalienável” de todas as pessoas

Lisboa – Portugal (Quinta-feira, 12-01-2017, Gaudium Press) A propósito do Dia Mundial da Saúde, a Comissão Nacional da Pastoral da Saúde, em Portugal acaba de divulgar a mensagem do Papa Francisco, o cartaz e a oração para a celebração do Dia Mundial do Doente.

Tema para o 25° Dia Mundial do Doente

O Dia Mundial do Doente é comemorado no dia de Nossa Senhora de Lourdes, 11 de fevereiro, e neste ano será celebrada a sua 25ª edição.

O tema escolhido foi: “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas”, verso proclamado por Nossa Senhora em louvor de Deus no cântico do ‘Magnificat’, tirado do Evangelho de São Lucas (Lc. 1, 49).

001225diamundialdoente.jpg

Mensagem Papal

Na mensagem enviada pelo Papa Francisco para essa jornada do Dia Mundial do Doente, ele destaca a “dignidade inalienável” de todas as pessoas, independentemente da sua condição, doença ou deficiência:

“Cada pessoa é, e continua sempre a ser, um ser humano e tem de ser tratada como tal”.

Em seguida, Francisco mostra o que, segundo ele, é a “missão fundamental” da Igreja Católica: “servir os mais pobres, os enfermos, os que sofrem, os excluídos e marginalizados”, e lembra também aqueles que estão ao lado dos enfermos e que vivem o seu quotidiano junto dos doentes, as “famílias” os que, com “diferentes papéis”, zelam pelo bem-estar dos mais debilitados:

Homens e mulheres que “ao serviço de instituições de saúde espalhadas pelo mundo, trabalham com profissionalismo e responsabilidade no cuidado e tratamento diário dos seus pacientes”.

Incentivo de respeito pela Vida

Francisco espera que o Dia Mundial do Doente possa ser cada vez mais um “incentivo” para a promoção de “uma cultura de respeito pela vida, pela saúde e pelo meio-ambiente”.

E que “leve a um esforço renovado na defesa da integridade e da dignidade das pessoas, sem esquecer a bioética, a proteção dos mais vulneráveis e da natureza”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas