Gaudium news > Cardeal Amato realiza balanço de atividades da Congregação para as Causas dos Santos

Cardeal Amato realiza balanço de atividades da Congregação para as Causas dos Santos

Cardeal Amato realiza balanço de atividades da Congregação para as Causas dos Santos.jpg

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 13-01-2017, Gaudium Press) O Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, ilustrou o “laborioso processo eclesial” requerido para promover as causas de beatificação e canonização aos participantes de um curso de dois meses de duração para futuros postuladores. Como parte do balanço das atividades do dicastério, o purpurado informou que 40 por cento das causas nos últimos dez anos se promoveram na Itália.

43 países do mundo submeteram ao menos uma “positio”, o volumoso documento que reúne as provas sobre a santidade, martírio ou milagres atribuídos a um Servo de Deus. O número de causas por país é o seguinte: 139 da Itália; 60 da Espanha; 22 da Polônia; 13 do Brasil; 10 da França; 08 da Índia; 07 dos Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha e Hungria; 06 de Portugal; 04 das Filipinas; 03 do Canadá, Inglaterra, Porto Rico, Chile, Peru e Romênia; e 25 países adicionais apresentaram um ou dois casos à Santa Sé. Destes casos, 58 correspondem a possíveis mártires.

O Cardeal Amato informou que se realizaram em 2016: 14 beatificações e 10 canonizações entre as quais se incluem a de São Manuel González, Santa Teresa de Calcutá, Santa Elizabeth da Santíssima Trindade, assim como o mártir mexicano São José Sánchez del Río. Destas “estatísticas secas”, afirmou o Cardeal, “flui silvestre e abundantemente, como água fresca em um oásis no deserto, o sangue vital da santidade que transborda até o mundo”.

A Congregação para as Causas dos Santos foi criada no dia 08 de maio de 1969 pelo Beato Papa Paulo VI como substituição à Sagrada Congregação de Ritos, a qual foi estabelecida em 1588 pelo Papa Sixto V. Este dicastério conta com 34 membros e é presidido pelo Prefeito Cardeal Angelo Amato, tendo Dom Marcello Bartolucci como Secretário. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas