Gaudium news > Roma acolherá encontro sobre peregrinação, fé e beleza

Roma acolherá encontro sobre peregrinação, fé e beleza

Roma – Itália (Sexta-feira, 13-01-2017, Gaudium Press) A peregrinação, a fé e a beleza serão o eixo central de um encontro que realizará a Obra Romana das Peregrinações (ORP) no final de janeiro. Trata-se da Convenção Nacional Teológico-Pastoral que a instituição romana levará a cabo de 29 a 31 de janeiro, e tem lugar todos os anos “A Peregrinação: Fé e Beleza”, será o tema do evento.

Roma acolherá encontro sobre peregrinação, fé e beleza.jpg

A Convenção, que ocorrerá no “The Church Village Hotel”, situado na via di Torre Rossa, começará com um encontro de acolhida na noite de domingo, 29 de janeiro. As jornadas de trabalho iniciarão oficialmente na manhã do dia 30 com a oração das Laudes às 09h, seguindo da saudação e apresentação de Dom Liberio Andreatta, Administrador Delegado da ORP e diretor do Departamento de Culto, Bens Culturais e Arte Sacra do Vicariato de Roma.

Após ele, às 10h, virá a primeira conferência que oferecerá Dom Bruno Forte, Arcebispo Metropolitano de Chieti-Vasto, que aprofundará sobre “A peregrinação e a luz da beleza”. Depois seguirá a intervenção de Paolo Portoghesi, professor emérito de Geoarquitetura na Universidade ‘La Sapienza’ de Roma, que falará sobre “A Igreja custódia da beleza”.

Já a terceira conferência ocorrerá a tarde, às 16h, com o Padre Marko Rupnik, diretor do Centro Aletti, lugar de encontro do Cristianismo da Europa do Leste, que abordará “Fé e beleza nas peregrinações”. Após ele seguirá o tema “A beleza da música na liturgia”, que exporá às 17h30 Dom Marco Frisina, Mestre da Capela Musical Lateranense.

A primeira jornada de trabalho fechará com a celebração Eucarística que presidirá o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma; e a projeção do documentário “Restaurar o Céu”, sobre a Basílica do Natal de Belém e a história de sua restauração. Para a ocasião estará presente o restaurador Gianmarco Piacenti, e o diretor do audiovisual, Tommaso Santi.

O encontro se retomará na manhã do dia 31 após a oração das Laudes e a saudação que oferecerá o Padre Valerio Pennasso, Diretor da Oficina Nacional para os bens culturais eclesiásticos da Conferência Episcopal Italiana (CEI).

Às 9h30 se apresentará a quinta conferência “A beleza ferida…”, que guiará Dom Renato Boccardo, Arcebispo de Spoleto-Norcia. Posteriormente intervirá o Padre Marco Pozza, Teólogo e capelão do cárcere de Pádua, que falará sobre “A beleza negada…”, e finalmente, o professor Vittorio Sgarbi, Histórico da Arte, apresentará o tema “Fé e beleza na arte”. Após as conclusões, o evento será encerrado com um almoço.

A Obra Romana das Peregrinações (ORP), conhecida como a “agência de viagens do Vaticano”, nasceu em 1934 com uma missão que vai além de oferecer peregrinações. Seu propósito é prestar assistência a todos aqueles que iniciam um caminho de encontro com Deus através dos lugares santos existentes na Itália e fora das fronteiras do país Europeu, encontrando na peregrinação um instrumento e um lugar privilegiado para a evangelização e a catequese.

“Nossa proposta pode ser um momento de escuta, um itinerário de Fé, um tempo de conversão, porque a partir de uma peregrinação pode-se ir sempre a algum lugar que faça convergir a própria história pessoal com a História da Salvação”, assinalam a partir da Obra Romana.

A OPR faz parte do Vicariato de Roma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas