Gaudium news > Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de la Scala é realizada na Argentina

Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de la Scala é realizada na Argentina

Mar de Plata – Argentina (Sexta-feira, 13-01-2017, Gaudium Press) No último sábado, 07 de janeiro o porto argentino de Mar de Plata se viu enfeitado para uma solene celebração: a Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de la Scala, devoção mariana que tem suas origens na Itália.

Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de la Scala é realizada na Argentina 1.jpg

O magno evento ocorreu na gruta de Nossa Senhora de Lourdes no marco de uma celebração eucarística presidida por Dom Antonio Marino, Bispo de Mar de Plata e delegado pelo Papa Francisco para a Coroação. Junto ao prelado, estiveram presentes vários sacerdotes, entre eles o Padre Miguel Cacciuto, pároco da Sagrada Família; o Padre Francesco Mazzoli, da paróquia italiana de Acireale Santa Maria de la Scala; e o Padre Hernán David, anterior pároco do lugar.

“A Gruta de Lourdes ofereceu um marco adequado a esta festa. Trata-se de um lugar mariano por excelência, que tem uma rica tradição de catolicismo popular. Desde as suas origens a imigração italiana deixou aqui e neste extenso bairro uma profunda marca na vida social e se foram constituindo diversas coletividades de povos provenientes de variados rincões da Itália”, expressou Dom Marino na homilia.

O Bispo de Mar de Plata também se referiu à origem da devoção mariana que nasceu há séculos em um pequeno povo da Itália, em Arcireale: “A Virgen Maria era invocada com esta invocação que traz ressonâncias de afeto e piedade, e que encerra um profundo significado teológico. Por sua estreita união com Jesus a quem sustenta em seus braços, é vida como escala ao Paraíso e como seguro refúgio no perigo”.

Devoção que chegou à Argentina e hoje encontra um lar e uma preciosa imagem coroada. “Uma comissão projetou a iniciativa de obter para a venerada imagem que se encontra no templo paroquial da Sagrada Família e São Luis Orione, o privilégio da coroação pontifícia, e ao mesmo tempo construir-lhe um digno nicho que harmonizará com o estilo deste templo. Uma e outra coisa obtiveram minha aprovação e a congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, presidida pelo Cardeal Robert Sarah, concedeu o pedido em nome do Papa Francisco (…) Por isso hoje damos cumprimento a esse anelo honrando com coroas a Virgem e ao Menino Deus. Esta imagem sagrada é um sinal da misericórdia divina refletida no rosto maternal da Virgem que sustenta em seu braço seu máximo tesouro que é Jesus”, assinalou o prelado.

As coroas que levam agora a Virgem Maria e o Menino Jesus são fruto de corações generosos de várias famílias que doaram objetos valiosos para sua elaboração, mas, como afirmou Dom Marino “a origem espiritual é mais significativa ainda, e se localiza no coração cheio de Fé e amor destas famílias que mantêm viva a memória das graças recebidas”.

Coroação Pontifícia de Nossa Senhora de la Scala é realizada na Argentina 2.jpg

Após a Missa ocorreu o ato de coroação, presidido pelo Bispo de Mar de Plata que teve a honra de colocar as coroas. Após o momento solene se realizou uma procissão até a paróquia da Sagrada Família, onde a venerada imagem de Nossa Senhora de la Scala se situou em um altar construído especialmente para ela.

Conta a história desta devoção, que Maria, sob o nome de Virgem de la Scala socorreu aos habitantes de Arcireale, no sul da Itália de várias catástrofes entre elas dos eminentes perigos da erupção do Etna em 1669 e do Maremoto de Messina em 1908.

Com a Primeira Guerra Mundial muitos habitantes desta povoação italiana emigraram até a América, situando-se na Argentina levando consigo esta devoção que desde então os acompanha. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas