Gaudium news > Jubileu da Verdadeira Cruz de Caravaca é celebrado na Espanha

Jubileu da Verdadeira Cruz de Caravaca é celebrado na Espanha

Caravaca de la Cruz – Espanha (Segunda-feira, 16-01-2017, Gaudium Press) Neste ano de 2017 se celebrará um Jubileu muito especial na Região da Múrcia, Espanha: o da Verdadeira Cruz de Caravaca, a relíquia da Cruz na qual se acredita que Jesus foi crucificado e foi encontrada por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino.

Jubileu da Verdadeira Cruz de Caravaca é celebrado na Espanha 1.jpg

A solene abertura do tempo jubilar ocorreu no domingo, 08 de janeiro, na Basílica do Real Alcázar da Verdadeira Cruz, onde se encontra a preciosa relíquia, com uma Missa presidida o Cardeal Agostino Vallini, Vigário do Papa para a Diocese de Roma, que chegou ao templo espanhol como convidado especial.

“Para glória e exaltação de Nosso Senhor Jesus Cristo para testemunho do amor misericordioso e redentor de Deus à humanidade, para aumento da Fé e da vida cristã no povo fiel, declaramos aberta a celebração do terceiro Ano Jubilar perpétuo nesta Basílica-Santuário da Santíssima e Verdadeira Cruz de Caravaca. Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”, foram as palavras que dirigiu o purpurado ao inaugurar o Ano Jubilar de Caravaca.

Jubileu da Verdadeira Cruz de Caravaca é celebrado na Espanha 2.jpg

A celebração contou com a presença do Bispo local, Dom José Manuel Lorca Planes, Bispo de Cartagena, que agradeceu ao Cardeal Vallini sua presença para a abertura do Jubileu. Em sua saudação, o prelado recordou que a Cruz de Cristo é a meta de toda peregrinação. “Caravaca da Cruz é uma cidade privilegiada porque guarda um tesouro, o tesouro do alcance do amor e da misericórdia de Deus, um amor até a Cruz! Precisamente, nesta Cruz que beijamos, é onde esteve cravado o Salvador do mundo”.

Como ocorre com todo Ano Jubilar, os que peregrinarem neste ano de 2017 à Basílica do Real Alcázar da Verdadeira Cruz poderão ganhar a Indulgência Plenária, e o primeiro peregrino a receber este presente foi precisamente o Cardeal Vallini, que manifestou sua alegria. O purpurado falou do significado da peregrinação e assinalou que a mensagem da Cruz atravessou fronteiras, “para converter-se em anúncio de Fé e de salvação no mundo inteiro, sobretudo entre os povos hispânicos e das Américas”.

O Vigário do Papa para a Diocese de Roma, também fez um convite: “Celebramos a pouco o Jubileu da Misericórdia e hoje em Caravaca iniciamos o Ano Santo da Cruz. Somos convidados a continuar em uma intensa experiência de Fé, a descobrir novamente o centro de nossa Fé, a retornar ao essencial”. Além disso, exortou a fixar o olhar no “Crucificado glorioso, segui-lo fazendo nossa a lógica misteriosa do amor”.

Jubileu da Verdadeira Cruz de Caravaca é celebrado na Espanha 3.jpg

Junto com o Cardeal Vallini mais de 500 peregrinos, os primeiros do Jubileu, também obtiveram as graças da Indulgência Plenária.

Durante o ano ocorrerão várias peregrinações. A Conselheira de Turismo desenvolveu um caminho que une as cidades de Orihuela (Alicante) e Caravaca da Cruz, vivendo a experiência do caminho a pé até o templo jubilar, muito similar à experiência do Caminho de Santiago, mas na pequena escala.

De acordo com a tradição a relíquia foi encontrada por Santa Helena. Se diz que originalmente pertenceu ao primeiro patriarca de Jerusalém após a conquista da cidade dos muçulmanos, e que milagrosamente foi levada ao castelo, hoje Santuário, de Caravaca por dois anjos.

A relíquia que consiste em um ‘Lignum Crucis’ -um lenho de Cruz-, se compõem de três hastes de madeira onde morreu Jesus Cristo. Se conserva em um relicário com forma de Cruz patriarcal de duplo braço horizontal. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas