Gaudium news > Portugal: XII Encontro da Pastoral Penitenciária será dedicado à misericórdia

Portugal: XII Encontro da Pastoral Penitenciária será dedicado à misericórdia

Aveiro – Portugal (Segunda-feira, 16-01-2017, Gaudium Press) O XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, iniciativa promovida pela Igreja Católica, em Fátima, terá neste próximo sábado a presença especial da ministra da Justiça de Portugal, Francisca Van Dunem.

De acordo com os responsáveis pela organização do evento, que tem como tema: “Este é o tempo da Misericórdia”, a ministra não é a única participação saliente no encontro.

Além de Francisca Van Dunem, estará participando dos trabalhos o bispo auxiliar de Lisboa, D. Joaquim Mendes, que enquanto vogal da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, é o prelado encarregado de acompanhar as atividades deste setor de Pastoral da Igreja. E contará também com a presença de Celso Manata, que é o diretor-geral da administração da Reinserção e Serviços Prisionais.

Misericordia et misera

O encontro deverá ser realizado no Hotel Santo Amaro e deve transcorrer entre os próximos dias 20 e 21.

0000xii_enpp.cartaz-page-001.jpg

O setor encarregado de informações sobre o Encontro da Pastoral carcerária informa que as inspirações para os dias de estudo estão contidas na Carta Apostólica do Papa Francisco, ‘Misericordia et misera’, que foi publicada logo após o final do Jubileu da Misericórdia.

Padre João Gonçalves que coordena, em âmbito nacional, a Pastoral Penitenciária, informou em nota distribuída à imprensa que o primeiro dia de encontro será dedicado muito “especialmente” aos assistentes espirituais e religiosos católicos que atuam nas prisões ou coordenam este trabalho de assistência e misericórdia espiritual.

Este é o Tempo da Misericórdia

O tema do encontro, ‘Este é o tempo da Misericórdia’, vai ser apresentado pelo assistente espiritual e religioso do Estabelecimento Prisional de Bragança, padre Fernando Calado Rodrigues.

No primeiro dia haverá uma sessão sobre a experiência pastoral dos assistentes espirituais e religiosos prisionais e a apresentação do plano de atividades elaborado pela coordenação nacional.

O XII Encontro Nacional da Pastoral Penitenciária, termina com a Eucaristia, na qual se vão ler as conclusões do encontro.

Segundo o padre João Gonçalves, o último dia destina-se aos colaboradores do serviço de assistência espiritual e religiosa católica prisional, voluntários católicos prisionais e simpatizantes da Pastoral Penitenciária. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas