Gaudium news > Opus Dei elege novo Prelado

Opus Dei elege novo Prelado

Roma (Terça-feira, 17-01-2017, Gaudium Press) Neste sábado, em Roma, tem início o processo eletivo para a escolha do novo prelado do Opus Dei. Trata-se da eleição do terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá, fundador desta Prelatura católica.

aaaaMonsenhor Fernando Ocárizdownload (1).jpg

Monsenhor Fernando Ocáriz, vigário auxiliar da Prelatura está sereno e afirma: “Estamos percorrendo este período numa atitude de oração, recorrendo especialmente ao Espírito Santo. Vivemos estes dias muito unidos ao Santo Padre Francisco e a toda a Igreja, da qual o Opus Dei é uma pequena parte”.

Na página do Opus Dei na internet ele ainda observou que é forte o sentimento de “gratidão pelo trabalho pastoral e o bom exemplo que deixou D. Javier Echevarría”, prelado até 12 de dezembro do ano passado, quando faleceu, em Roma.

Normas para escolha do novo prelado

A escolha do novo prelado a ser eleito pelo congresso do movimento do Opus Dei tem normas e regras bem definidas.

Por exemplo, o prelado eleito pelo congresso tem de ser membro da assembleia eletiva, um sacerdote com pelo menos 40 anos de idade e que esteja “incorporado na Prelatura há, pelo menos, 10 anos”.

O site do Opus Dei afirma que chega a 94 o número de sacerdotes em 45 países que preenchem que os tornam elegíveis.

De um modo ‘sui generis’, o processo de eleição inclui também a intervenção de mulheres, juntamente com homens. E ele só conclui com a confirmação da eleição que é feita pelo Papa.

A reunião do “pleno do Conselho para as mulheres da prelatura”, a Assessoria Central, será realizada em 21 de janeiro e dois dias depois, a 23 de janeiro, tem início o congresso.

Os estatutos da prelatura descrevem também as condições humanas, espirituais e jurídicas que o prelado deve ter para “garantir o reto desempenho do cargo”.

Ainda com informações do Opus Dei: “Em todo o processo participam 194 fiéis. É um conjunto de sacerdotes e leigos, com pelo menos 32 anos de idade, que estão incorporados no Opus Dei há, pelo menos, nove anos”.

Na assessoria, de acordo com os estatutos, cada membro vai apresentar uma proposta com o nome ou nomes que considera como “mais adequados para o cargo” e os membros do congresso procedem à votação, para a qual é solicitada a confirmação do Papa.

Depois da Eleição

Após a eleição do novo prelado, os congressistas vão continuar reunidos para escolher quem vai integrar os conselhos centrais, examinar o estado da prelatura e das atividades apostólicas que desenvolvem.

No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes. 57% dos membros são mulheres.

Prelazia Pessoal

São Josemaria Escrivá fundou o Opus Dei em 1928. Mais tarde a obra tornou-se uma prelazia pessoal da Igreja Católica.

Prelazia pessoal é uma figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II. Esta prelazia em concreto “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas