Gaudium news > Opus Dei: novo responsável mundial é confirmado pelo Papa

Opus Dei: novo responsável mundial é confirmado pelo Papa

Roma – (Terça-feira, 24-01-2017, Gaudium Press) Monsenhor Fernando Ocáriz foi confirmado pelo Papa Francisco como prelado do Opus Dei. A confirmação do Papa deu-se após o religioso de origem francesa ter sido escolhido Prelado pelos membros do terceiro congresso eletivo desta Prelazia da Igreja Católica.

opus-dei-15faec3e191b9b9660242b9aad4cd981.jpg

O novo Prelado era até agora o vigário auxiliar do Opus Dei. Escolhido pelos membros do Opus Dei e Confirmado pelo Pontífice, Dom Ocáriz torna-se o terceiro sucessor de São Josemaria Escrivá.

O “Congresso Eletivo” que escolheu o novo responsável mundial do Opus Dei teve início na segunda-feira pela manhã e foi confirmado “no final da tarde” do mesmo dia pelo Papa Francisco.

A escolha e o governo

A escolha de monsenhor Fernando Ocáriz, ocorreu na Reunião Magna convocada após o falecimento de Dom Javier Echevarría, a 12 de dezembro de 2016. Dom Echevarría foi o segundo sucessor de São Josemaría Escrivá, fundador do Opus Dei.

Em um comunicado foi informado pelo serviço de comunicação da Prelazia que o novo prelado vai propor aos congressistas os nomes dos seus vigários, bem como dos restantes membros dos conselhos que serão seus auxiliares mais diretos nos próximos oito anos.

De acordo com as normas que regem o Congresso Eletivo, mesmo após a escolha dos membros integrantes dos conselhos centrais, os congressistas vão continuar reunidos para examinar o estado da Prelatura e as atividades apostólicas que a Obra desenvolve.

Fernando Ocáriz

O novo prelado do Opus Dei nasceu em Paris a 27 de outubro de 1944, filho de uma família espanhola exilada na França em consequência da Guerra Civil (1936-1939), Ele é o mais novo de oito irmãos.

O escritório de imprensa da Prelazia noticiou que Dom Fernando Ocáriz é consultor de vários organismos da Cúria Romana: o Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, a Congregação para o Clero e a Congregação para a Doutrina da Fé.

Em 2014 ele foi nomeado vigário auxiliar da Prelatura e sempre acompanhou os Prelados nas suas visitas pastorais a mais de 70 países.

Dom Ocáriz tem duas licenciaturas, em teologia pela Pontifícia Universidade Lateranense em 1969 e Ciências Físicas pela Universidade de Barcelona, em 1966. Ele é doutor em Teologia pela Universidade de Navarra, desde 1971, ano em que foi ordenado sacerdote.

Opus Dei

O Opus Dei foi fundada por São Josemaria Escrivá em 1928 e é uma prelatura pessoal da Igreja Católica – figura pastoral prevista no Concílio Vaticano II – que “sensibiliza” os cristãos para a importância religiosa da “vida corrente do dia-a-dia, na família e no trabalho”, e oferece uma proposta formativa, teológica, espiritual e apostólica, que passa por retiros, aulas de formação, círculos sobre temas de vida cristã, e acompanhamento espiritual pessoal.No mundo, mais de 92 mil e 600 pessoas pertencem ao Opus Dei: 2083 são sacerdotes, e aproximadamente 57% são mulheres; em Portugal a prelatura começou o trabalho estável em 1946. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas