Gaudium news > Diocese portuguesa empenha-se nos processos de canonização de diocesanos

Diocese portuguesa empenha-se nos processos de canonização de diocesanos

Porto – Portugal (Quinta-feira, 26-01-2017, Gaudium Press) Em nota pastoral o bispo da Diocese do Porto, em Portugal, Dom Antônio Francisco dos Santos, anunciou que será feito um empenho para reforçar o desenvolvimento dos processos de canonização de seis fiéis diocesanos que tramitam atualmente em Roma.

Beata_Maria_del_Divino_Cuore_di_Gesu-Droste_Zu_Vischering.jpg
Beata Maria do Divino Coração (1863-1899)

Segundo Dom Antônio Francisco, “Esta é a hora de tudo fazer, no que concerne à diocese, para que estes processos avancem sem demoras, de acordo com as normas canónicas em vigor. Tenho encontrado em toda a diocese, nos postuladores e na Congregação, em Roma, o melhor acolhimento a esta vontade diocesana e a este comum empenho de todos nós”, em texto distribuído à imprensa.

Os Processos e orações

Em causa estão os processos relativos à irmã Maria do Divino Coração, Sílvia Cardoso, D. António Barroso, padre Américo, irmã Maria Rita de Jesus e Ana de Jesus Magalhães.

E o bispo do Porto faz um pedido:

“Esta é a hora, igualmente, de intensificar a nossa oração para que estes irmãos e irmãs sejam reconhecidos oficialmente pela Igreja como santos e nossos intercessores junto de Deus”.

De quem são os processos

Atualmente estão em tramitação na Congregação Para a Causa dos Santos, -o dicastério onde correm os processos de canonização- as causas dos seguintes candidatos à Canonização ligados à Diocese do Porto:

– A irmã Maria do Divino Coração (1863-1899) foi uma religiosa da Congregação de Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor, nascida na Alemanha; foi beatificada em 1 de novembro de 1975, pelo Papa Paulo VI.

– Sílvia Cardoso (1882-1950), leiga, nasceu em Paços de Ferreira, onde está sepultada, e distingue-se pelo seu trabalho social.

d_antonio_barroso.jpg
Dom António José de Sousa
Barroso (1854-1918)

– Dom António José de Sousa Barroso (1854-1918), missionário, foi bispo do Porto, de 1899 a 1918. Em 31 de agosto próximo, ocorre o centenário da morte de Dom António Barroso, a 31 de agosto de 2018. O Bispo diocesano nomeou o Padre António Coelho de Oliveira, vigário-geral, para presidir uma Comissão que oriente e coordene as celebrações diocesanas.

– O padre Américo (1887-1956), fundador da Obra da Rua, está sepultado na Capela da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Penafiel.

– A irmã Maria Rita de Jesus (1885-1965) foi uma religiosa da Congregação das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, que viveu e morreu no Porto.

– Ana de Jesus Maria José de Magalhães (1811-1875), leiga, é conhecida popularmente como a “Santinha de Arrifana”, onde está sepultada. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas