Gaudium news > “Entrevista” com um pedagogo católico

“Entrevista” com um pedagogo católico

A Gaudium Press reproduz uma “entrevista” exclusiva com um importante personagem da pedagogia católica. Seus ensinamentos, se forem seguidos corretamente, poderão santificar crianças, jovens e inclusive pais e professores.

Entrevista com um pedagogo catolico

Itália – Turim (31/01/2022 09:09, Gaudium Press) Ele é de pequena estatura física, pequenino e de olhar esperto, penetrante, de semblante ameno e determinado, cativa a todos pelo seu modo de ser simples, sincero. Nele se confia, logo. Há um quê de inocência e pureza em tudo que faz. Junto dele, jovens (e também adultos) aprendem muito e sentem desejo de fazer o bem. Por quê?

Gaudium Press – Todos sabem que o senhor possui uma grande experiência no campo da educação. Em breves palavras o senhor será capaz de nos ensinar muita coisa. Queríamos saber sobre sua metodologia no trato com a juventude. Se nos permite, antes de mais nada, gostaríamos de saber que papel a juventude teve em sua vida?

– A juventude foi sempre o terno objeto dos meus trabalhos, dos meus estudos e do meu ministério sacerdotal.

Gaudium Press – Para quem é professor e formador, nesse nosso terceiro milênio, o que o senhor teria a dizer se ele desejasse, além disso, evangelizar jovens?

– Antes de mais nada, se queremos ser amigos do verdadeiro bem de nossos alunos e levá-los ao cumprimento de seus deveres, é indispensável jamais vos esquecerdes de que representais os pais desta querida juventude.

Gaudium Press – Representamos os pais… Mas estamos falando de jovens de hoje. Eles compõem uma juventude que muitas vezes se mostra rebelde quando é contrariada ou corrigida. O senhor concorda que em determinados momentos é necessário utilizar métodos mais duros na correção deles?

– É mais fácil encolerizar-se do que ter paciência, ameaçar uma criança do que persuadi-la. Direi mesmo que é mais cômodo, para nossa impaciência e nossa soberba, castigar os que resistem do que corrigi-los, suportando-os com firmeza.

Gaudium Press – Mas no que pode dificultar a pedagogia uma correção mais dura?

– É muito difícil, quando se castiga, conservar aquela calma tão necessária para afastar qualquer dúvida de que agimos para demonstrar a nossa autoridade ou descarregar o próprio mau humor.

Gaudium Press – É verdade, mas então que conselho o senhor dá para tratarmos os jovens de forma mais amena, inclusive durante esses momentos em que somos tentados a nos levar por ímpetos de cólera?

– Consideremos como nossos filhos aqueles sobre os quais exercemos certo poder.

Gaudium Press – De que forma poderemos fazer isso?

– Ponhamo-nos a seu serviço, assim como Jesus, que veio para obedecer e não para dar ordens; envergonhemo-nos de tudo o que nos possa dar aparência de dominadores; e se algum domínio exercemos sobre eles, é para melhor servirmos.

Gaudium Press – O senhor nos falou agora sobre Nosso Senhor Jesus Cristo, pois bem o senhor poderia nos mostrar essa atitude Nele?

– Assim procedia Jesus com seus apóstolos; tolerava-os na sua ignorância e rudeza, e até mesmo na sua pouca fidelidade. A afeição e a familiaridade com que tratava os pecadores eram tais que em alguns causava espanto, em outros escândalo, mas em muitos infundia a esperança de receber o perdão de Deus. Por isso nos ordenou que aprendêssemos dele a ser mansos e humildes de coração.

Gaudium Press – Voltando então aos jovens como devemos agir?

– Uma vez que são nossos filhos, afastemos toda cólera quando devemos corrigir-lhes as faltas ou, pelo menos, a moderemos de tal modo que pareça totalmente dominada.

Gaudium Press – O senhor poderia ser mais específico?

– Nada de agitação de ânimo, nada de desprezo no olhar, nada de injúrias nos lábios; então sereis verdadeiros pais e conseguireis uma verdadeira correção.

Gaudium Press – Sim, mas o senhor como pedagogo e como formador, sabe que há momentos em que realmente é difícil segurar as palavras. Que conselho o senhor nos dá para sermos fortes o suficiente para dominarmos a nossa língua?

– Em determinados momentos muito graves, vale mais uma recomendação a Deus, um ato de humildade perante ele, do que uma tempestade de palavras que só fazem mal a quem as ouve e não têm proveito algum para quem as merece.

Gaudium Press – Realmente é um método muito especial de se tratar a juventude. Aonde o senhor se baseou na criação desse sistema?

– A prática desse sistema baseia-se toda nas palavras de São Paulo: A caridade é benigna e paciente; tudo sofre, mas espera tudo e suporta qualquer incômodo.

São João Bosco

Gaudium Press – Muito obrigado pela entrevista, e… Ah! Desculpa-me, esqueci de apresentá-lo aos nossos leitores… Agora é melhor que o senhor mesmo se apresente…

– Eu sou italiano, vivi em Turim. Meu nome é Giovanni. Mas, por ser sacerdote, sou mais conhecido como Padre Bosco. Meus filhos da Congregação religiosa que fundei –os salesianos– preferem chamar-me de Dom Bosco.

Por Emílio Portugal Coutinho.

(Baseado nas cartas escritas por São João Bosco: Epistolario, Torino 1959, 4, 201-203)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas