Gaudium news > Encontro em Roma debaterá música enquanto “proposta positiva” para o culto cristão

Encontro em Roma debaterá música enquanto “proposta positiva” para o culto cristão

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-02-2017, Gaudium Press) Entre os dias 2 e 4 de março próximo, será realizado em Roma um Encontro com representantes das conferências episcopais e ordens religiosas para debater formas de potenciar a música enquanto “proposta positiva” para o culto cristão.

Encontro em Roma debaterá música enquanto proposta positiva para o culto cristão.jpg

Também poderão participar deste Encontro músicos, estudiosos da música litúrgica, e representantes de associações e movimentos.

Patrocínio e Parceria

O evento patrocinado pelo Conselho Pontifício para a Cultura, será realizado no Centro de Congressos Augustinianum, tendo as parcerias do Instituto Pontifício Litúrgico, do Instituto Pontifício de Música Sacra e do Pontifício Ateneu Santo Anselmo.

Para as diversas reflexões, os participantes terão um tema a orientá-los: ‘Música e Igreja: culto e cultura’ e a instrução ‘Musicam Sacram’, documento datado de 1967.

Objetivo

Segundo informa a Rádio Vaticano, a reunião de estudiosos da música terá como objetivo “refletir sobre o interesse atual pelo fenômeno musical, sempre presente na história da Igreja” e “conhecer as linguagens mais adequadas para celebrar o louvor público oficial e solene da Igreja”.

Ao mesmo tempo, pretende-se “rever o lugar e a função do músico de Igreja” e reforçar o papel da música e a cultura contemporânea”.

Cardeal Gianfranco Ravasi

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Conselho Pontifício para a Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi, que trará para os participantes a reflexão ‘Música e Palavra de Deus’.

No programa do Encontro está prevista uma audiência dos participantes com o Papa Francisco. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas