Gaudium news > XXV Dia Mundial do Enfermo

XXV Dia Mundial do Enfermo

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 03-02-2017, Gaudium Press) O XXV Dia Mundial do Enfermo deste ano será apresentado na próxima segunda-feira, 06/02, na Sala de Imprensa da Santa Sé. A Coletiva de Imprensa apresentará do evento que será realizado no próximo dia 11, em Lourdes, França.

XXV Dia Mundial do Enfermo.jpgDurante a coletiva de imprensa será apresentado também o Novo Documento dos Agentes da Saúde.

Entre outros fará parte do encontro com jornalistas na Sala de Imprensa o Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, que é o atual Prefeito do Serviço para o Desenvolvimento Humano Integral. Ele foi recebido em audiência pelo Papa, na manhã desta sexta-feira.

Dia do enfermo – Festa de Nossa Senhora de Lourdes

O Dia Mundial do Enfermo foi instituído em 11 de fevereiro de 1992 por São João Paulo II.

Esta comemoração representa “um momento forte de oração, partilha, oferta do sofrimento pela Igreja, como também um apelo para que todos reconheçam no rosto do irmão enfermo a Santa Face de Cristo, que, ao sofrer, morrer e ressuscitar, atuou a salvação da humanidade”.

O Dia Mundial do Enfermo, realizado no dia da festa de Nossa Senhora de Lourdes, tem portanto o objetivo de ser um alerta aos profissionais da saúde e aos familiares sobre o respeito do tratamento, dos cuidados e assistência física e emocional. O Dia Mundial do Enfermo pretende ser ainda um dia para se dispensar mais atenção, carinho e solidariedade com os enfermos.

No Brasil

No Brasil, o Dia do Enfermo foi criado através de uma iniciativa do Ministério da Saúde que, em 2002, lançou o programa de humanização dos hospitais, que busca transformá-los em ambientes mais humanos e sociáveis, não só entre os doentes e os responsáveis diretos – médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem – mas também com a participação de parentes e amigos.

Neste dia, busca-se “não discriminar quem tem uma doença, lembrando que estamos todos expostos a ela”: As doenças são apenas a prova de como a vida é frágil. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas