Gaudium news > Padre Vitor Coelho terá sua memória lembrada durante romaria em Aparecida

Padre Vitor Coelho terá sua memória lembrada durante romaria em Aparecida

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 09-02-2017, Gaudium Press) Os fiéis da cidade de Aparecida e todos aqueles que são admiradores do Servo de Deus Padre Vítor Coelho de Almeida – que será beatificado pelo Papa Francisco em novembro deste ano – celebrarão a memória do sacerdote e sua fervorosa devoção a Nossa Senhora durante a 6ª edição da romaria em sua homenagem.

Padre Vitor Coelho terá sua memória lembrada durante romaria em Aparecida.jpg

Antes da peregrinação, que ocorre neste próximo sábado, 11 de fevereiro, haverá um tríduo, a ser celebrado entre os dias 8 e 10 deste mês. A organização dos festejos espera que 47 mil romeiros passem pelo Santuário somente no dia da festa em honra ao “Apóstolo de Aparecida”.

A romaria foi idealizada em 2012, a fim de fazer a memória das virtudes, do valor e de tudo aquilo que o Servo de Deus representa para a população brasileira.

Em 2017, a peregrinação terá uma motivação a mais, uma vez que serão comemorados os 30 anos da morte do presbítero redentorista.

O avanço do progresso da Causa Beatificação do Padre Vítor, que completa em 2017 seus 20 anos, também será celebrado de uma forma especial.

Inspirada na temática “Padre Vítor Coelho de Almeida – Uma vida dedicada ao anúncio da Redenção”, a romaria contará com um tríduo, que será realizado na Matriz-Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Neste local, por muitos anos, o religioso acolheu os devotos da Padroeira do Brasil e celebrou suas missas e pregações. O templo está situado próximo ao Memorial Redentorista, no qual está o túmulo que guarda os restos mortais do sacerdote.

Causa de beatificação

Em julho de 2016, a investigação sobre um possível milagre atribuído à intercessão do Padre Vítor Coelho estimulou a Causa de Beatificação do redentorista. Segundo relatos, o milagre aconteceu em Ribeirão Preto, no interior paulista, há 23 anos. Na ocasião, uma devota do “Apóstolo de Aparecida” atribuiu ao religioso o êxito de uma gravidez complicada e com risco de vida.

Após ser investigado em 37 dias pelo Tribunal da Arquidiocese de Ribeirão Preto, entre julho e agosto do último ano, o possível milagre recebeu sinal verde de um dos médicos do Vaticano, aumentando ainda mais as chances de uma provável beatificação do presbítero.

“Foi realizado um estudo sobre milagres que possivelmente, por intercessão do Padre Vítor, tenham acontecido. Nós detectamos três acontecimentos, sendo que um deles já recebeu uma aprovação de um importante médico da Causa dos Santos, no Vaticano. Podemos dizer que neste momento o Processo já está quase no final de todas as análises. Por isso, esperamos que a Igreja o declare beato num primeiro momento”, explicou o vice-postulador da Causa, Dom Darci José Nicioli.

Os documentos referentes a este processo, que atualmente estão na Congregação para a Causa dos Santos, no Vaticano, estão em fase final de análise.

Enquanto isso, o dicastério romano elabora a “Positio super Virtutibus”, um documento que resume as virtudes e a fama de santidade do candidato à beatificação. A partir deste arquivo e com a comprovação do milagre, o Papa poderá proclamar a beatitude do Servo de Deus.

“Nosso desejo era de que a beatificação acontecesse em 2017, quando se celebram os 300 anos do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil. Porém, como o processo é longo e sério, envolvendo médicos, especialistas e canonistas, não sabemos se será possível. Mais importante do que a rapidez, é saber que o Padre Vitor já é aclamado como santo pelo povo, e será beatificado quando for da vontade da Igreja. Sabemos, contudo, que a data chegará em breve”, afirmou Dom Darci. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas