Gaudium news > A Educação Católica contribui para a missão da Igreja, afirma Papa Francisco

A Educação Católica contribui para a missão da Igreja, afirma Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-02-2017, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu os participantes da Plenária da Congregação para a Educação Católica na manhã de quinta-feira, na Sala Clementina, no Vaticano. Os participantes da Plenária estavam acompanhados pelo prefeito do dicastério, Cardeal Giuseppe Versaldi.

A Educação Católica contribui para a missão da Igreja, afirma Papa Francisco.jpg

Humanizar a Educação

Nas palavras pronunciadas na ocasião, Francisco sublinhou para seus ouvintes que diante de um invasivo individualismo, é necessário “humanizar a educação”, já que o atual sistema educativo torna os educandos humanamente pobres e culturalmente estéreis,

A Plenária, observou o Papa, é uma ocasião “para traçar as orientações dos futuros compromissos”, a partir do documento conciliar Gravissimum Educationis.

A Gravissimum Educationis é uma declaração sobre alguns princípios fundamentais da educação cristã nas escolas e que deverá ser relançada.

Todos os educadores são chamados a “ajudar os jovens a serem construtores de um mundo mais solidário e pacífico”.

“As instituições católicas têm ainda mais a missão de oferecer horizontes abertos à transcendência”, disse o Pontífice.

‘Trabalho da Escuta” – Semear Esperança

As novas gerações, disse Francisco, se “educadas de modo cristão ao diálogo, saberão “construir pontes” e “encontrar novas respostas aos muitos desafios do nosso tempo”.

A última expectativa evidenciada é aquela de que a educação saiba “semear a esperança”:

“Tenho certeza que os jovens de hoje têm muita necessidade dessa vida que constrói futuro. Por isso, o verdadeiro educador é como um pai e uma mãe que transmite uma vida capaz de futuro. Para ter essa atitude é preciso escutar os jovens: o ‘trabalho da escuta”, propor-se a escutar os jovens!'”.

E, sobre esse ponto da escuta dos jovens, o Pontífice ainda afirmou: “Faremos isso no próximo Sínodo dos Bispos dedicado a eles”.

A educação, junto com a esperança, tem em comum a mesma “matéria do risco”, finalizou Francisco:

“A esperança não é um otimismo superficial, nem mesmo a capacidade de olhar as coisas amavelmente, mas, principalmente, saber arriscar no modo certo, como acontece com a própria educação”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas