Gaudium news > Santa Sé nomeia “enviado especial” para o Sul da Bósnia

Santa Sé nomeia “enviado especial” para o Sul da Bósnia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-02-2017, Gaudium Press) Uma nota oficial da Santa Sé, divulgada pela Secretaria de Estado do Vaticano, dá conta de que, enquanto se esperam as conclusões do inquérito sobre supostos fenômenos de aparições marianas na Bósnia-Herzegovina, foi nomeado pelo Papa Francisco, um “enviado especial” da Santa Sé para averiguações em Medjugorje, um ponto para o qual têm sido atraídos várias peregrinações de católicos.

Santa Sé nomeia enviado especial para o Sul da Bósnia.jpg

O arcebispo de Varsóvia, Polônia, Dom Henryk Hoser, foi o prelado escolhido por Francisco para esta missão que tem a finalidade de “adquirir conhecimento mais aprofundado sobre a situação pastoral desta realidade, em particular, sobre as necessidades dos fiéis que ali chegam em peregrinações”, informa a nota distribuída no Vaticano.

Será com base nestas informações do Arcebispo de Varsóvia que a Santa Sé poderá definir “possíveis iniciativas pastorais para o futuro”, diz ainda a nota.

Tendo um caráter “exclusivamente pastoral”, a missão terá a duração de vários meses, com previsão de que se encerre “no próximo verão”.

Comissão Internacional de Inquérito

Em 2010, foi criada pelo Papa Bento XVI uma Comissão Internacional de Inquérito sobre Medjugorje, na Congregação para a Doutrina da Fé.

Ali estão sendo examinados relatos de supostas aparições da Virgem Maria a seis crianças de uma aldeia da Bósnia-Herzegovina, ainda no ano de 1981.

Em 1985, o então cardeal Joseph Ratzinger, que era na ocasião prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, proibiu peregrinações oficiais de dioceses ou paróquias ao local, embora os católicos pudessem por iniciativa particular e, inclusive na companhia de padres, para lá se deslocar, se assim o desejassem.

Ainda hoje Medjugorje recebe visitas de peregrinos oriundos de várias partes do mundo. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas