Gaudium news > Instalado terceiro Instituto Superior de Direito Canônico no Brasil

Instalado terceiro Instituto Superior de Direito Canônico no Brasil

Florianópolis – Santa Catarina (Quinta-feira, 16-02-2017, Gaudium Press) O Provincialado das Irmãs da Divina Providência, em Florianópolis, acolheu a instalação do terceiro Instituto Superior de Direito Canônico no Brasil.

Instalado terceiro Instituto Superior de Direito Canônico no Brasil.png

Na ocasião, houve cerimônia presidida pelo Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, que agora, passa a ser o moderador do Instituto Superior de Direito Canônico Santa Catarina (ISDCSC).

Ainda na celebração, estiveram presentes o Bispo de Blumenau, Dom Rafael Biernaski, o Administrador Diocesano de Joinville, Padre Adenir Ronchi, e demais representantes do clero, religiosos e leigos do Regional Sul 4 da CNBB.

O ISDCSC é uma instituição eclesiástica voltada para o cultivo, ensino e pesquisa da ciência canônica, em processo de agregação à Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma.

Respondendo a uma grande necessidade da Igreja, a instituição de ensino religioso necessita de especialistas em Direito Canônico não apenas para o serviço nos Tribunais Eclesiásticos, como também para os serviços administrativos e de consultoria nas cúrias diocesanas e religiosas, para a assessoria em outros setores da vida da Igreja e para o magistério, a fim de contribuir de modo significativo no desenvolvimento da ciência jurídica e canônica.

Frei Moacyr Malaquias Júnior, da Diocese de Cuiabá (MT), será o professor na primeira semana letiva do curso. Formado em Direito Canônico em Roma, onde trabalhou por 12 anos no Vaticano e também deu aulas na Pontifícia Universidade Antonianum, em Roma, ministrará no ISDCSC as aulas de Filosofia do Direito, História das Instituições do Direito Canônico e Direito Patrimonial Canônico.

“Essa iniciativa da Arquidiocese de Florianópolis de abrir este instituto tem uma grande importância para a região; sem dúvida alguma vai trazer uma grande contribuição para o Direito Canônico no Brasil”, destacou o Frei Moacyr.

Instalado terceiro Instituto Superior de Direito Canônico no Brasil 2.png

Para o diretor do curso de Direito Canônico, Padre Tarcísio Pedro Vieira, a ordenação dos estudos acerca do tema é constituída de três ciclos. “O Primeiro Ciclo, de caráter propedêutico, é destinado aos alunos que não têm Filosofia e Teologia. O Segundo Ciclo, o Mestrado Eclesiástico propriamente dito, é para quem já tem Filosofia e Teologia. O Terceiro Ciclo é o Doutorado. O ISDCSC oferece o Primeiro e o Segundo Ciclos, e está aberto tanto aos clérigos, religiosos e religiosas, leigos e leigas”, explicou.

As aulas do Mestrado Eclesiástico são presenciais e realizadas de modo intensivo na primeira semana de cada mês. Nas demais semanas, os alunos são acompanhados pela Sala de Aula Virtual. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Florianópolis

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas