Gaudium news > Biblioteca Nacional Francesa publica, on line Bíblia original de Gutenberg

Biblioteca Nacional Francesa publica, on line Bíblia original de Gutenberg

Paris – França (Quinta-feira,16-02-2017, Gaudium Press) A Biblioteca Nacional da França (BNF) acaba de publicar, on line, a Bíblia de Gutenberg. Dos quatro exemplares existentes na França e até hoje conservados, a BNF possui dois deles. Uma das cópias está impressa em pergaminho e outra em papel.

Biblioteca Nacional Francesa publica, on line Bíblia original de Gutenberg.png

A Bíblia elaborada pelo tipógrafo Johannes Gutenberg foi o primeiro livro impresso no Ocidente com a técnica denominada como “de caracteres móveis”. Os chineses já dominavam essa técnica desde o século IV e a primeira bíblia de Gutemberg foi elaborada, montada e impressa em Magonza, bem mais tarde, por volta do ano de 1455.

Obra de importância capital

A impressão desta obra de Gutemberg tem importância capital para a Europa na história moderna. Dela exitem apenas 50 exemplares espalhados pelo mundo.

Dois desses exemplares ainda existentes fazem parte da coleção de livros raros da Biblioteca Nacional da França, uma das maiores instituições literárias no mundo. Estima-se que seu acervo seja de mais de 30 milhões de volumes.
Um dos exemplares da BNF é uma cópia da Bíblia totalmente impressa em pergaminho, que preserva ainda hoje uma luminosidade e uma nitidez excepcionais.

A outra cópia pertencente à BNF foi impressa em papel, mas adquire uma grande importância história por ser a única que traz uma nota manuscrita que certifica como a impressão tenha sido concluída em 1456, fornecendo portanto, uma das poucas informações cronológicas sobre o período em questão.

Cada página: original e irrepetível

A cópia on line foi tirada da Bíblia impressa em pergaminho. As partes da Bíblia que aparecem nas cores vermelha ou azul (os títulos dos capítulos, a abertura e a conclusão dos livros bíblicos, as referências, os números romanos dos capítulos) foram todos coloridos após o processo de impressão, tornando cada exemplar original e irrepetível.

Estes verdadeiros tesouros de arte e cultura passam, a partir de agora, a estar disponíveis para consulta gratuita no site Gallica que recheou a edição on line com comentários, imagens, notas. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com Informações RV)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas