Gaudium news > "A oração é potente, vence o mal e traz a paz", afirma Papa em visita a Paróquia de Roma

"A oração é potente, vence o mal e traz a paz", afirma Papa em visita a Paróquia de Roma

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 20-02-2017, Gaudium Press) A Paróquia de Santa Maria Josefa do Coração de Jesus, do bairro de Castelverde, que fica a 20 Km do centro de Roma, foi visitada pelo Papa Francisco, no domingo. 19/09.

13ª visita de Francisco a uma paróquia de Roma

A oração é potente, vence o mal e traz a paz, afirma Papa em visita a Paróquia de Roma.jpg

Esta foi a 13ª visita pastoral que o Papa Francisco realiza na diocese de Roma, da qual ele é Bispo.

O Papa chegou à Paróquia pela tarde e foi acolhido pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini, pelo bispo auxiliar do setor leste da cidade, Dom Giuseppe Marciante e pelo pároco Francesco Rondinelli.

Um grande número de paroquianos e fiéis esperavam ver o Papa e o aguardaram por longo tempo, dentro e fora da Igreja. Nos edifícios vizinhos à Igreja matriz podiam ser vistos faixas com os dizeres: “Viva o Papa”.

Crianças e idosos

Francisco esteve com as crianças de 6 a 11 anos no Salão Paroquial e respondeu perguntas, por vezes, inesperadas: como o senhor tornou-se Papa? É preciso pagar para ser Papa?

A uma das crianças ele explicou como chegou a Papa: “os cardeais me elegeram com a ajuda do Espírito Santo”. A uma outra pergunta ele respondeu que o momento mais difícil de sua vida foi quando ele teve uma infecção que causou a remoção de um pulmão, quando ele tinha vinte anos. “Mas a vida é bela”, acrescentou, “e as dificuldades se superam”.

Logo após o Pontífice encontrou-se com os idosos e também com os doentes, os casais que batizaram seus filhos no mês passado, e um grupo de famílias ajudadas pela Caritas.

Santidade: um programa de vida

Francisco presidiu uma celebração eucarística, logo após encontrar-se com as crianças e idosos.

Em sua homilia mostrou que “as leituras de hoje contêm uma mensagem única. A primeira leitura, nos diz para sermos santos, porque o nosso Deus é Santo. No Evangelho, Jesus nos diz para sermos perfeitos como o Pai do céu. “Este é um programa de vida”, disse o Papa.

Caminho da Santidade

“Qual é o caminho para alcançar a santidade? Jesus explica bem no Evangelho de hoje com coisas concretas: Primeiramente, foi dito olho por olho e dente por dente, mas eu lhes digo para não se opor ao inimigo. Nada de vingança. Se eu tenho no coração rancor por alguma coisa que alguém me fez, isso me distancia do caminho da santidade. Você me fez isso! Vai me pagar. Isso não é cristão: Você vai me pagar não é linguagem de um cristão. Se alguém lhe der um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! O rancor é algo feio.”

Perdão: caminho da santidade

Disse o Papa: “Perdoar no coração. O perdão é o caminho da santidade. Isso distancia das guerras. Se todos os homens e mulheres do mundo aprendessem isso não existiriam guerras.

A guerra começa na amargura, no rancor, no desejo de vingança. E isso destrói famílias, amizades, bairros, destrói muito”.

Um modo de amar os inimigos: rezar por eles

Continuando sua homilia, o Santo Padre fez algumas recomendações apontando como amar os inimigos:

“O que devo fazer: amar os inimigos e rezar por eles. Rezar por aquele que me fez mal para que mude de vida, para que o Senhor o perdoe. Esta é a magnanimidade de Deus, do Deus magnânimo que perdoa tudo, que é misericordioso. Você também é misericordioso com quem lhe fez o mal? Devemos fazer como Deus. Esta é a santidade. Rezar por aquele que não quer o nosso bem, pelo nosso inimigo. Talvez o rancor permaneça em nós, mas nós estamos fazendo um esforço para caminhar na estrada do Deus misericordioso, bom e perfeito”.

Finalizando, disse Francisco:

“Rezemos por aqueles que matam as crianças nas guerras. É difícil. Está muito distante, mas temos de aprender a fazer isso para que se convertam. Rezemos por aqueles que estão próximos a nós e querem o nosso mal. A oração é o antídoto contra o ódio, contra a guerra. Guerras que muitas vezes começam em casa, nos bairros, nas famílias por herança. Quantas famílias se destroem por causa de herança! A oração é potente, vence o mal e traz a paz”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas