Gaudium news > Igreja gaúcha defende a permanência do ensino religioso nas escolas

Igreja gaúcha defende a permanência do ensino religioso nas escolas

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Terça-feira, 21-02-2017, Gaudium Press) Ao manifestar-se à favor da permanência do Ensino Religioso nas escolas, o Regional Sul 3 da CNBB declarou ainda que a disciplina está cada vez mais esquecida e excluída das reformas educacionais atuais.

Igreja gaúcha defende a permanência do ensino religioso nas escolas.jpg

Para Dom Leomar Brustolin, bispo auxiliar de Porto Alegre e referencial para a Educação e Cultura do Regional Sul 3, o Ensino Religioso Escolar garante uma educação integral e cidadã aos jovens.

“A integralidade supõe incluir as ciências humanas na formação da pessoa. Nesse sentido, o componente do Ensino Religioso é determinante para desenvolver atitudes que implicam na paz da sociedade. São elas: o diálogo, o respeito, a tolerância e a reverência religiosa”, explicou Dom Leomar.

Além disso, o bispo lembrou que não se trata de doutrinar os estudantes sobre uma confissão religiosa, mas de educar para a convivência pacífica no que diz respeito à religiosidade. “Basta observar as graves crises de terrorismo, discriminação e fundamentalismos que estão abalando o século 21. A geração técnico-científica decidiu prescindir da dimensão religiosa e está pagando muito caro para conseguir a harmonia”, afirmou.

O prelado também observou que a religião trabalha o aspecto do simbólico e do sentido da existência humana. “Seria um grave reducionismo negar essa dimensão na formação cidadã”, acrescentou. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Porto Alegre

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas