Gaudium news > Cardeal Scherer inicia ano pastoral na Arquidiocese de São Paulo

Cardeal Scherer inicia ano pastoral na Arquidiocese de São Paulo

São Paulo (Quinta-feira, 23-02-2017, Gaudium Press) O clero da Arquidiocese de São Paulo reuniu-se com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, dando assim início ao ano pastoral arquidiocesano.

Cardeal Scherer inicia ano pastoral na Arquidiocese de São Paulo.jpg

Na ocasião, párocos, vigários e administradores paroquiais, diáconos e todo o clero da Arquidiocese estiveram reunidos no Colégio Marista Arquidiocesano, situado na zona sul da cidade.

Ao longo do evento, os presbíteros refletiram sobre a caminhada pastoral da Igreja em São Paulo, no ano em que a Igreja no Brasil celebra o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul.

Dom Odilo saudou os bispos auxiliares e agradeceu por todo o trabalho pastoral de mais de cinco anos de Dom Júlio Endi Akamine, na região episcopal Lapa. Nomeado Arcebispo de Sorocaba (SP), o então bispo auxiliar da capital paulista tomará posse no próximo sábado, dia 25 de fevereiro.

Em seguida, ao expressar uma palavra de orientação e encorajamento aos padres, em vista da missão em favor do povo de Deus na Arquidiocese, o Cardeal comentou o 12º plano de pastoral (2017-2020), que tem como tema “Urgências da evangelização na cidade”. “O 12º Plano Pastoral, elaborado para estar em sintonia com as Diretrizes da CNBB, nos coloca diante dos grandes desafios e urgências pastorais que temos a enfrentar na Igreja em São Paulo”, disse.

Ainda segundo o purpurado, “o ordinário da vida eclesial é que dá o tom à vida de nossas comunidades e ao nosso serviço pastoral no atendimento ao povo no dia-a-dia, no estar junto do povo em suas alegrias, angústias, sofrimentos e esperanças, na animação e estímulo aos colaboradores, na orientação das iniciativas pastorais”.

Sobre o 11º Plano de Pastoral no ano anterior, Dom Odilo expôs suas conclusões: “a avaliação do desempenho do 11º Plano de Pastoral, feita amplamente ao longo do ano passado, nos fez perceber que avançamos em muitas frentes na ação evangelizadora e pastoral. Ao mesmo tempo, também percebemos que ainda permanecem lacunas e insuficiências na evangelização aqui em São Paulo”.

Por fim, o Arcebispo recordou que durante o quadriênio de 2017 a 2020, será encaminhada a realização de um Sínodo Arquidiocesano, que é considerado um caminho de reflexão, avaliação, renovação, planejamento e programação, feito com a participação de toda a Igreja particular, através dos seus representantes e delegados. “É um evento de grande significado eclesial e pastoral, que requer um amplo envolvimento de todas as forças vivas da Arquidiocese”, ressaltou.

Para o Cardeal, o sínodo não deverá ter outra finalidade a não ser propor um olhar realista para a realidade eclesial e pastoral em São Paulo, “com o desejo sincero de sermos fiéis à graça de Deus e de correspondermos bem à missão que nos está confiada nesta metrópole”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas