Gaudium news > Diretor do Observatório Astronômico do Vaticano “vê na descoberta de planetas um significado maior”

Diretor do Observatório Astronômico do Vaticano “vê na descoberta de planetas um significado maior”

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-02-2017, Gaudium Press)  Um artigo publicado na revista “Nature”, em 22/02, indica a existência de sete planetas no sistema planetário da estrela TRAPPIST-1, localizada a 40 anos-luz do Sol.

Diretor do Observatório Astronômico do Vaticano vê na descoberta de planetas um significado maior.jpg

Os planetas têm tamanhos próximos ao da Terra e todos percorrem uma orbita que tem uma distância que torna possível a existência de água líquida na superfície deles.

“Ver a descoberta com um significado maior”

Enquanto a maior parte da mídia em geral voltou sua atenção para a possibilidade de que o sistema tenha condições de abrigar vida, com os novos planetas descobertos, o diretor do Observatório Astronômico Vaticano, Guy Consolmagno, disse que “vê a descoberta com um significado maior”.

O astrônomo e sacerdote jesuíta norte americano fez declarações ao jornal L’Osservatore Romano, onde faz um questionamento:
“Vocês acreditam que haja vida em qualquer outra parte do universo? É uma pergunta que os astrônomos se colocam continuamente. E é a pergunta certa: a vida no universo é, até agora, uma questão de fé”.

O diretor do Observatório Astronômico do Vaticano sublinha que, com o anúncio feito pela Nasa, “a nossa confiança nessas pesquisas ficou um pouco mais forte”.

Guy Consolmagno afirma que a descoberta divulgada chega “depois de anos de pacientes observações”. Ele define que “a astronomia não são estrelas ou planetas, mas a atividade das pessoas que veem essas estrelas e planetas. A motivação do trabalho é a curiosidade humana, o desejo de nutrir a essência humana. O desejo humano de saber em que modo nos inserimos neste universo e se existem outros lugares ou até outros seres como nós, estimula a nossa imaginação e nos faz olhar com paciência, noite depois de noite. Essa paixão alimenta a fé dos astrônomos, dando a eles a necessária esperança que as longas noites de observação tragam frutos”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas