Gaudium news > CNBB discute formação litúrgica no Brasil durante reunião em São Paulo

CNBB discute formação litúrgica no Brasil durante reunião em São Paulo

São Paulo (Sexta-feira, 24-02-2017, Gaudium Press) A Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB reuniu na casa de encontros Sagrada Família, em São Paulo, os Setores de Arte Sacra e Espaço Litúrgico, de Música e Canto Pastoral e de Pastoral Litúrgica.

Na ocasião, foram acolhidos os membros das Equipes de Reflexão dos respectivos setores e entidades promotoras da vida e da formação litúrgica.

Segundo os representantes da Comissão, o evento evidenciou para todos a existência, no Brasil, de um processo de formação litúrgica, surgido nos primórdios da renovação litúrgica com a promulgação da constituição conciliar “Sacrosanctum Concilium” sobre a sagrada liturgia e a realização do Instituto Superior de Pastoral Litúrgica (Ispal).

Ao longo do encontro, os participantes fizeram um momento de partilha, reflexão e conclusões, em vista da ação conjunta dos Setores da Comissão de Liturgia da CNBB e das próprias entidades e escolas de formação litúrgica. “A rica partilha das Entidades e dos Cursos ressaltou a necessidade da continuidade da formação litúrgica em perspectiva mistagógica, com particular atenção à realidade antropológica, eclesiológica e pastoral”, explicou o assessor da Comissão para a Liturgia, Frei Faustino Paludo.

O evento foi coordenado pelo bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA) e presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia, Dom Armando Bucciol, acompanhado pelos bispos de Paranaguá (PR), Dom Edmar Peron, e de Paranavaí (PR), Dom Geremias Steinmetz.

“Os desafios que emergiram da partilha e a reflexão litúrgico-pastoral enfatizaram a urgência do trabalho articulado entre os Setores e as Entidades promotoras da vida e formação litúrgica”, ressaltou Frei Faustino. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas