Gaudium news > Centenário das Aparições de Fátima: próximo debate das “Jornadas do Conhecimento”

Centenário das Aparições de Fátima: próximo debate das “Jornadas do Conhecimento”

Seia – Portugal (Quinta-feira, 02-03-2017, Gaudium Press) O tema principal da 10.ª edição das Jornadas do Conhecimento, que a Galeria Paz de Espírito, em Seia, Portugal, organiza a partir desta sexta-feira, será o Centenário das Aparições de Fátima.

Centenário das Aparições de Fátima próximo debate das Jornadas do Conhecimento.jpg

A Jornada do Conhecimento conta com o apoio da Diocese de Guarda.

Paulo Caetano , um dos impulsionadores dessas jornadas, destacou, em uma entrevista para Ecclesia, a importância de abordar 100 anos de um acontecimento que marcou não só a vivência cristã em Portugal mas também a própria identidade nacional.

“Nós no interior do país procuramos também estar junto da atualidade. E desde logo procurámos junto do Santuário de Fátima dizer que estaríamos disponíveis para prolongar, para sermos o eco da mensagem de Fátima”, afirmou Caetano.

Peregrinar da Imagem de Fátima

Na agenda destas Jornadas do Conhecimento, que irão até 30 de abril no Parque Natural da Serra da Estrela, está em destaque a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora ao Arciprestado de Seia.

Durante um mês, ela percorre as paróquias da região e isso dará ainda maior sentido ao tema do evento, pois, será uma visita “especial” para as comunidades de Seia, destacou Paulo Caetano.

Ao longo dos dias das jornadas, até 30 de abril, haverá espaço para várias conferências, com destaque para figuras ligadas ao Santuário de Fátima e à Igreja Católica, incluindo na área da comunicação.

A abertura do certame, esta sexta-feira dia 3 de março às 21h00, será feita com uma palestra do reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Seia.

No dia 7 de março, as pessoas terão oportunidade de escutar o padre Manuel Morujão, sacerdote jesuíta e antigo porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa, desta vez no salão da igreja paroquial de Santiago

A terceira conferência das jornadas, prevista para dia 21 de abril na igreja de São Martinho, será de Paulo Rocha, diretor da Agência Ecclesia.

O Projeto

O projeto das ‘Jornadas do Conhecimento’ nasceu por iniciativa de um conjunto de leigos católicos, com o objetivo de trazer à região de Seia um espaço de debate e de partilha, de aprendizagem e reflexão que até há 10 anos atrás ainda “não” existia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas