Gaudium news > Episcopado Colombiano lança série de livros para a Iniciação Cristã de Adultos

Episcopado Colombiano lança série de livros para a Iniciação Cristã de Adultos

Colômbia – Bogotá (Sexta-feira, 03-03-2017, Gaudium Press) “Chamados pelo mestre” é o título do primeiro módulo da série de cinco livros “Mostra-nos ao Pai” que o Departamento de Catequese da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), apresentou como itinerários para a iniciação cristã de adultos na Colômbia.

Episcopado Colombiano lança série de livros para a Iniciação Cristã de Adultos.jpg

“A experiência mais real e extraordinária que o ser humano pode ter é a do amor de Deus. Quando encontramos o amor de Deus o encontramos a Ele mesmo e Ele nos mostra seu rosto paternal e nos revela ao seu Filho feito homem por nós. Este primeiro módulo da série ‘Mostra-nos ao Pai’ fala desse amor e da maneira como a Igreja facilita o contato das pessoas com Ele. O amor de Deus deve apresentar-se e anunciar-se a todas as nações e a todas as pessoas por meio de uma verdadeira ‘ação missionária'”, assinala a CEC ao apresentar a publicação.

Precisamente o primeiro módulo está dedicado a ação missionária e ao primeiro anúncio com uma série de catequeses kerigmáticas que consistem em vários encontros semanais, que se complementam com as catequeses e o itinerário da formação básica na Fé.

Sobre o livro referiu Dom José Gómez Rodríguez, Bispo de Facatativá e Presidente da Comissão Episcopal de Catequese da CEC, que em uma carta dirigida aos catequistas lhes manifestou: “Nos parece importante recomendar-lhes que leiam cuidadosamente todo o conteúdo, tratando de extrair dele o que mais lhes possa ser útil para atrair as pessoas a Deus, ao seu amor e ao seu louvor. Queremos que sirva para que todos se deem conta do contexto missionário no qual devemos realizar hoje nossa tarefa catequística e, por isso mesmo, da urgência de institucionalizar em cada lugar ações concretas de primeiro anúncio. Oxalá todos os católicos fossem missionários em sua quadra, em seu bairro, em sua cidade”.

Assinala que com a publicação também se quer retornar ao conceito mais puro da catequese, contemplando a Mãe de Deus, a Imaculada, “como modelo perfeito de quem escuta com disponibilidade e responde com amor ao Senhor”.

Toda a série de livros “Mostra-nos ao Pai”, com seus cinco módulos, foi projetada para adaptar-se a diferentes circunstâncias e grupos no contexto das catequeses, servindo, inclusive como material para o catecumenado dos adultos ou para a iniciação cristã dos jovens.

“Seria desejável que se tenham encontros regionais, encontros diocesanos e encontros paroquiais de catequese. Na introdução geral lhes propormos um marco conceitual amplo que pode servir-lhes muito para preparar aos novos catequistas. E nas partes que seguem encontrarão material abundante para começar sua própria reflexão e investigação sobre a ação missionária na Igreja, especialmente na Igreja Particular”, assinala Dom Gómez Rodríguez aos catequistas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas